Polícia

Candidato a prefeito de Cariacica é preso por suposta boca de urna

A prisão aconteceu na manhã deste domingo no bairro Nova Rosa da Penha

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um dos candidatos a prefeito do município de Cariacica foi preso na manhã deste domingo (15) por suposta prática de boca de urna. A prisão de Ivan Bastos (MDB) aconteceu no bairro Nova Rosa da Penha. Ao ser abordado por militares da Força Nacional, foi verificado que o candidato possuía diversos materiais de campanha em seu veículo. 

Ivan Bastos foi conduzido para um delegacia no município e liberado após assinar um termo circunstanciado, já que o crime refere-se a uma infração penal de menor potencial ofensivo.

A informação foi repassada pelo secretário estadual de Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho, durante o primeiro balanço de ocorrências no Espírito Santo. Além do candidato, mais sete pessoas foram presas no Estado, entre elas outro político, o candidato a vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Osmar Silva, da chapa de Fabrício do Zumbi. 

A boca de urna, isto é, o pedido de voto ou entrega de santinhos no dia da eleição, é vedada pela Lei Eleitoral e conceituada como crime, punível com pena de detenção de seis meses a um ano e multa. 

Segundo a assessoria de imprensa de Ivan Bastos, ele não está preso, e tudo não passou de um mal entendido.  Ele apenas foi conduzido pela polícia para prestar esclarecimentos.  Ainda de acordo com a assessoria, o candidato em nenhum momento estava fazendo boca de urna. Ele votou pela manhã e foi no açougue, só que havia esquecido adesivos no carro e foi mal interpretado. 



Pontos moeda