Política

Juninho anunciará nesta sexta-feira nova equipe e mudanças na prefeitura de Cariacica

Anteriormente, Juninho já havia anunciado que iria mexer na equipe, mas afirmou que para definir os pontos de mudança necessitaria da finalização desse relatório

Juninho em reunião com o conselho Foto: Reprodução Facebook

O prefeito Juninho (PPS), que se reelegeu em Cariacica, recebeu nesta quarta-feira (28) do conselho consultivo o relatório com as bases do plano de gestão 2017/2020 que nortearão as mudanças a serem anunciadas nesta sexta-feira (30) pelo chefe do Executivo municipal. 

Anteriormente, Juninho já havia anunciado que iria mexer na equipe, mas afirmou que para definir os pontos de mudança necessitaria da finalização desse relatório. À reportagem, negou que irá fundir secretarias e cortar comissionados, já que esse processo já foi realizado na atual gestão, mas reafirmou que pensa em mudanças nas estruturas de algumas gerências.

O prefeito não revelou quantas e quais pastas sofrerão alterações nas equipes, mas disse que o relatório, que é dividido em 14 eixos, apresenta mais desafios nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança.

"Se a gente não conseguir anunciar todos os nomes no dia 30, vamos anunciar pelo menos grande parte de quem vai trabalhar a partir do dia 2 e deixar indicativos das áreas em que a gente não conseguir fechar, caso isso aconteça", comentou.

Mudança de foco

Segundo ele, os pontos apresentados pelo conselho visaram a dar contribuições, sem levar em conta o que estava ou não em execução. "Ficou claro que várias ações nós já estávamos fazendo e que, infelizmente, não foram percebidas pela população. Temos que melhorar nisso, seja por meio da divulgação ou da participação popular", disse.

Juninho afirmou também que percebeu que precisa ampliar diversas políticas e que outras, executadas anteriormente, estavam completamente equivocadas. "Trabalhamos o PA do Trevo achando que só ele resolveria o problema da urgência e da emergência. E agora não vamos comenter o mesmo erro ao abrir a UPA de Flexal II", exemplificou o prefeito de Cariacica, que prometeu entregar a unidade até março, além de trabalhar para implantar o sistema de triagem e informatizar as unidades básicas de saúde nas redondezas da UPA e também do PA.

Questionado se o conselho levou em consideração a crise econômica e a saúde financeira do município ao fazer as propostas, Juninho negou. "Não colocaram isso no papel. Dei a liberdade para que eles fizessem uma análise do que é ideal. Agora a gente coloca dentro do que é real".

O conselho

Fizeram parte do conselho consultivo o secretariado municipal, além de voluntários e entidades como o Conselho Comunitário de Cariacica (Consec); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES); Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (OAB/ES); Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); Associação dos Empresários de Cariacica (AEC), entre outras.

Pontos moeda