Política

Maia diz que decisão do STF sobre Renan preserva harmonia entre Poderes

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na noite desta quarta-feira que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em manter o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado dá mais "tranquilidade" ao País, aos investidores e à sociedade. "Do meu ponto de vista, fala com o que tem de mais importante na Constituição que é a harmonia entre os Poderes", afirmou.

Ao encerrar a sessão plenária que votou o texto-base da Medida Provisória do Ensino Médio, Maia disse que o País precisa dessa harmonia entre os Poderes para superar a crise, "que não é pequena". "Sem harmonia, vai ser muito difícil o Brasil conseguir construir um caminho para sair da crise", declarou.

Maia rechaçou a tese de que a Mesa Diretora do Senado descumpriu a ordem do ministro Marco Aurélio Mello e alegou que apenas se optou por aguardar a decisão do pleno do STF. O parlamentar elogiou a "sensibilidade" com que a Corte colocou o tema em pauta o assunto.

O deputado reconheceu que a crise institucional preocupou, mas deu o problema como "superado" e disse que agora é a hora de manter o diálogo. "A decisão do Supremo hoje ajuda muito para que a gente tenha esse caminho de harmonia entre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário", enfatizou. (Daiene Cardoso)

Pontos moeda