Política

Em diplomação, Casagrande diz acreditar na recuperação e reconstrução do ES e do Brasil

"Entreguei um estado equilibrado, com obras e projetos em desenvolvimento, mas, infelizmente, em razão da crise econômica, agora encontro um enorme déficit social"

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Gustavo Fernando
O governador eleito Renato Casagrande (PSB) com a vice-governadora Jacqueline Moraes

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), 58 anos, foi diplomado na tarde desta quarta-feira (19) durante solenidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Casagrande foi eleito no primeiro turno das eleições de outubro com 1.072.224 votos. 

Esta é a segunda vez que Renato Casagrande é eleito governador do Estado. Em 2010, foi eleito governador do Espírito Santo com votação recorde: 82,3% dos votos válidos, a maior da história do Espírito Santo.

A cerimônia, que também contou com senadores e deputados eleitos, acontece para atestar que o candidato que venceu a eleição está apto a assumir o mandato e também marca o fim da participação da Justiça Eleitoral no processo. A cerimônia de posse do governador e da vice-governadora acontece no dia 1º de janeiro de 2019.

Segundo o governador eleito, receber a diplomação pela segunda vez é uma enorme alegria, ainda mais com a presença de senadores, deputados federais e estaduais eleitos pelo povo. 

"Ao olhar o auditório percebo o desejo de nosso povo em renovar e somar forças para o bem do Espírito Santo e do Brasil. Podem ter certeza que nosso governo terá um olhar voltado para a justiça social" ressalta.

Foto: Gustavo Fernando

Desafios 
"A partir de 1º de janeiro teremos um longo caminho pela frente. Entreguei um estado equilibrado, com obras e projetos em desenvolvimento, mas, infelizmente, em razão da crise econômica, encontro um enorme déficit social. Algo que coloca em risco a sobrevivência do Estado. Temos um número enorme de desempregados, outros tantos vivendo na informalidade, e tantos outros que desistiram de buscar trabalho. Além disso, falta política de segurança pública, saúde e temos diversos problemas econômicos. O Espírito Santo hoje oferece serviços públicos que não atendem a população, por isso existe o descrédito na política. Nesse contexto, vamos atuar assim que assumir o governo. Equiparar as coisas. O ambiente é desfavorável, mas aponta para uma recuperação e construção de um país e um Espírito Santo ainda melhor", garante o governador eleito. 

Confira o discurso de Renato Casagrande:



Pontos moeda