Política

Foletto e Marcus Vicente vão compor equipe do governo Casagrande. Veja os novos nomes anunciados!

O governador eleito no Espírito Santo anunciou também um novo nome para a presidência da Cesan

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O governador eleito no Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou mais cinco nomes que farão parte da sua equipe de governo a partir de 2019. 

Entre os anunciados estão o deputado federal reeleito Paulo Foletto, que assume a Secretaria de Agricultura e o deputado federal Marcus Vicente, nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que não conseguiu a reeleição. 

Com a saída de Foletto, o ex-apresentador de TV Ted Conti, 1º suplente da chapa formada pelo PSB e outros 18 partidos, assume a cadeira deixada pelo socialista na bancada capixaba do ano que vem, como havia sido adiantado pela coluna Bastidores.

Para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Casagrande anunciou a arquiteta Crisina Engel de Alvarez. O mestre em física e doutor em Ciência do Materiais, Denio Rebello Arantes, foi anunciado como diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Na Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), quem assume a presidência é o administrador Cael Linhalis.

Veja o perfil de cada um deles!

Paulo Foletto – Secretário de Agricultura
Paulo Foletto, 62 anos, é deputado federal. Médico cirurgião, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 1993 e 1996 exerceu o mandato de vereador e, em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006. Em 2011 Foletto assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e exerce, nessa Legislatura, seu segundo mandato na Casa.

Marcus Vicente – Secretário de Desenvolvimento Urbano
Marcus Vicente, 64 anos, formado em Direito. É deputado federal. A carreira política começou em 1976, quando foi eleito vereador de Ibiraçu. Em seguida, foi prefeito do município por dois mandatos. Está no quinto mantado de deputado federal. Foi secretário Estadual de Turismo e da Casa Civil. É vice-presidente reeleito da CBF, único capixaba a ocupar tal posição.

Cristina Engel – Secretária de Ciência e Tecnologia
Cristina Engel de Alvarez, 57 anos, arquiteta com mestrado e doutorado na área de tecnologia. Ingressou na UFES em 1994. Desde 1987, desenvolve atividades vinculadas à Ciência e Tecnologia, especialmente nas áreas de arquitetura/urbanismo e das engenharias, mas também em cargos de gestão, como coordenadora de curso, diretora de centro, conselheira em vários conselhos. Atualmente é coordenadora de um grupo internacional vinculado à sustentabilidade urbana, financiado pelo CYTED (sede na Espanha), composto por 7 países, 21 grupos e 121 componentes.

Denio Rebello Arantes – Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES
Denio Rebello Arantes, 63 anos, bacharel em Física e Matemática, é mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Em 1998 ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo - Cefetes e, já em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes e tornou-se o Reitor quando o Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes foi criado. Eleito em 2008, passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do Ifes, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação do Programa Nacional para a Integração da Educação Profissional e Básica da Juventude e Educação de Adultos - Proeja. Em 2015, foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Cael Linhalis – Presidente da Cesan
Carlos Aurelio Linhalis, 57 anos, formado em Administração, pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão. Trabalhou por 33 anos na Caixa Econômica Federal exercendo diversas funções de gestão: Gerente de atendimento e relacionamento com clientes, Gerente Geral de Agência, Gerente regional da região norte do Espírito Santo, Superintendente Regional da Região Sul do Espírito Santo. Foi professor universitário por 9 anos no curso Administração das disciplinas Gestão Financeira e Gestão de Pessoas na FACEC - Faculdade de Ciências Econômicas. Tem cursos na área de gestão, financeiro, desenvolvimento de pessoas.

Pontos moeda