Política

Câmara de Cachoeiro cria comitê de governança

O comitê tem o intuito de comitê de incentivar e promover soluções que proporcionem a melhoria do desempenho institucional e o aprimoramento do processo decisório

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim, Alexon Soares Cipriano (PROS), acaba de criar o Comitê de Governança do Legislativo. O órgão terá até o dia 1º de junho de 2020 para elaborar e publicar um plano estratégico com as metas da Casa de Leis e, também, as diretrizes, os princípios e o modelo de governança a ser adotado.

O objetivo do comitê, um dos poucos existentes nos órgãos públicos capixabas, é incentivar e promover soluções que proporcionem a melhoria do desempenho institucional, o aprimoramento do processo decisório e o acompanhamento de resultados na Câmara. Além do presidente, farão parte do comitê o diretor geral, o supervisor de informática, o diretor contábil, o procurador legislativo geral e o diretor de recursos humanos.

Para o presidente do Legislativo, a melhoria da governança pública é um grande desafio em todo o Brasil. Segundo ele, na Câmara, o comitê ajudará a promover a simplificação administrativa e a modernização da gestão, além de possibilitar a definição dos objetivos da casa a curto, médio e longo prazos. “Vamos implantar um sistema de trabalho baseado em estratégia e planejamento”, explica Alexon.

Alexon lembra que o sucesso de uma boa gestão depende diretamente de uma eficiente gestão de riscos, ou seja, qualquer evento que possa impedir ou dificultar o alcance de um objetivo. Por esse motivo, também foi criada na Câmara uma política de gestão de riscos, que será operada pela Controladoria da Casa.

Pontos moeda