Política

Coronel Ramalho será mais uma vez o secretário de Segurança Pública do ES

Militar havia deixado o cargo em março deste ano para disputar eleição para deputado federal pelo Podemos; coronel Celante estava ocupando o cargo

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

O coronel Alexandre Ramalho (Podemos) foi confirmado para assumir novamente a secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A informação foi dada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), após cerimônia de diplomação na tarde desta segunda-feira (19), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), em Vitória. O diploma é expedido pela Justiça Eleitoral para atestar a vitória nas urnas e tornar os candidatos eleitos aptos para tomar posse em 2023. 

"Vou anunciar aqui (Alexandre) Ramalho como secretário de Segurança", declarou. Ele aproveitou para informar que o secretário Fabrício Noronha vai continuar na pasta de Cultura e Fábio Damasceno continua na secretaria de Mobilidade Urbana. 

O governador não quis adiantar se haverá mudanças em relação aos nomes do primeiro escalão da Segurança, como os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e o chefe da Polícia Civil. 

LEIA TAMBÉM: MP pede cassação do diploma de vice-prefeito de Vila Velha eleito deputado federal

"Esse é um assunto que eu vou agora refletir, dialogar com o secretário que eu estou escolhendo para que a gente possa definir a chefia da Polícia Civil, dos bombeiros e da Polícia Militar", explicou.

Alexandre Ramalho saiu da Sesp para disputar eleição

O coronel da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Alexandre Ramalho, 53 anos, deixou o cargo de secretário de Segurança Pública e Defesa Social em março de 2022. Ele era secretário da Sesp desde abril de 2020, quando substituiu Roberto Sá.

Ele saiu para disputar uma vaga como deputado federal pelo partido Podemos, mas não foi eleito. O coronel Celante ocupa atualmente o cargo de secretário de Segurança Pública.

Alexandre Ofranti Ramalho ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo em 1991, tendo sido o comandante-geral da corporação entre abril de 2018 e janeiro de 2019. Durante os 29 anos de serviço na PMES, comandou o antigo Batalhão de Missões Especiais, o 1º Batalhão, o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano, além de ter exercido diversas outras funções.

Coronel Ramalho é bacharel em Administração e pós-graduado em Segurança Pública. Possui cursos de Operações Especiais, de Entradas Táticas com Uso de Explosivos, avançado de Negociação para Policiais, Explosivos Não Convencionais, dentre outros.

Pontos moeda