Política

Governador Renato Casagrande confirma que vai disputar reeleição

Assim como já era esperado, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), confirmou que vai disputar a reeleição. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (6) pelo próprio socialista por meio da sua rede social.

 Casagrande afirmou ainda que diante da movimentação feita pelo PMDB e PT, ele "deixa a postura de neutralidade na disputa presidencial para me alinhar com o projeto nacional do meu partido". Com a decisão, Casagrande declara apoio à candidatura do ex-governador Eduardo Campos, que disputa a presidência da República.

 Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (6) o governador reafirmou que se esforçou pela unidade “Queríamos a manutenção da unidade, cheguei no ponto máximo de esforço. Cheguei a me ausentar do partido buscando a preservação (da unidade), mas parte do PMDB e do PT se posicionaram  para uma candidatura própria  e aquilo que tinha sido construído não tinha ambiente para ser mantido”, disse Casagrande.

A decisão de Casagrande põe fim a um ciclo de alianças com o PT e PMDB no Palácio Anchieta. Os dois partidos já se movimentam nos bastidores para uma formação de uma chapa encabeçada pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e que teria como objetivo garantir um palanque para a presidente Dilma Rousseff no Espírito Santo. Há a possibilidade do ex-prefeito João Coser (PT) ser candidato ao Senado pela chapa do peemedebista.

 O governador afirmou que os demais partidos agora vão para as reuniões já sabendo que Casagrande fará palanque para o presidenciável Eduardo Campos (PSB). “Agora não vejo necessidade de manter a ausência do debate nacional. Com essa base nossa faremos as discussões e debate com os demais lideranças políticas”, frisou Casagrande.

O socialista evitou falar que as portas estarão fechadas para PT e PMDB, mas disse que há proximidade maior com o PSDB a partir de agora. “Começamos de forma aberta para fazer as conversas e buscando um alinhamento político. As conversas com o PSDB vão se intensificar. Agora os partidos tem que tomar as decisões. Coloco meu nome como pré-candidato e quem está no governo deve estar alinhado comigo. Se não concordas não tem que ficar”.

Casagrande disse que ainda não pensou se vai se afastar do governo para fazer a campanha, mas admitiu que a possibilidade existe “Não pensei nisso ainda, há possibilidade, mas não pensei”.

A oficialização da pré-candidatura estava prevista para acontecer até o dia 15 de maio, mas acabou sendo antecipada. O presidente da PSB capixaba, Luiz Ciciliotti, disse, em entrevista ao Folha Vitória durante a semana, que a antecipação não foi motivada pela candidatura de Hartung. 

Confira a nota na íntegra e divulgada no Facebook momentos antes de encontrar com os jornalistas. 

"Estou indo agora para uma entrevista coletiva, onde anuncio minha pré-candidatura ao Governo do Espírito Santo. Vou anunciar também que, diante dos movimentos realizados por parte do PMDB e do PT, deixo a postura de neutralidade na disputa presidencial para me alinhar com o projeto nacional do meu partido".

Pontos moeda