Política

Candidatos a prefeito de Vila Velha fazem 'balanço' de governos em debate do Folha Vitória

Max Filho extrapolou o horário máximo de chegada e não pôde participar da discussão. Em um determinado momento, o candidato chegou a tentar forçar sua entrada nos estúdios da Rede Vitória

Participaram do debate os candidatos Rafael Favatto, Rodney Miranda, Neucimar Fraga e Vasco Alves Foto: Folha Vitória

Foi realizado, na noite desta quinta-feira, o debate entre os candidatos a prefeito de Vila Velha promovido pelo jornal online Folha Vitória. Foram convidados, seguindo a Legislação Eleitoral, Rodney Miranda (DEM), Max Filho (PSDB), Rafael Favatto (PEN), Neucimar Fraga (PSD) e Vasco Alves (PPL).

Entretanto, Max Filho extrapolou o horário máximo de chegada e não pôde participar da discussão (saiba mais). Em um determinado momento, o candidato chegou a tentar forçar sua entrada nos estúdios da Rede Vitória, conforme pode ser conferido neste vídeo.

Perdeu o debate? Confira aqui.

Aproveitando-se da ausência de Max, Neucimar perguntou para Rodney a totalidade de recursos que o candidato do PSDB destinou para Vila Velha por meio de emendas parlamentares. "Até o momento nada de recurso. Nenhuma emenda, nenhuma ajuda por parte do deputado federal para o nosso município", respondeu o atual prefeito. 

Em seguida, Neucimar continuou. "Único deputado federal que temos em Brasília não destinou nada para a cidade. Lembrando que o deputado federal tem direito a R$ 15 milhões em emenda". Para quebrar o assunto, Rodney Miranda disse que estranhou que a pergunta dirigida a ele era acerca de um candidato que não estava presente no debate.

Na parte propositiva da discussão, Neucimar afirmou que no governo Max Filho a cidade ficou isolada por uma rixa entre ele e o governador Paulo Hartung (PMDB) e perguntou a Favatto o que ele faria para ajudar os microempreendedores. O candidato do PEN prometeu desburocratizar a prefeitura e, para enfrentar o desemprego, sugeriu fomentar a geração de turismo, sobretudo o agroturismo, na cidade em parceria com esses microempreendedores.

Na área de transporte público, Rafael Favatto lembrou que apenas uma empresa detém a concessão em Vila Velha e que, caso seja eleito, pretende mudar essa realidade. "Desde que me conheço por gente, pois nasci no município de Vila Velha, só existe essa empresa. Precisamos abrir a caixa-preta do transporte e dar essa concessão para outras empresas", defendeu o médico, que também prometeu "despolitizar" a educação canela-verde.

Rodney Miranda, em resposta aos oponentes, disse que ainda que a cidade tenha perdido receita, não deixou de investir e citou alguns feitos em sua gestão nas mais diversas áreas, como criação do alvará online, criação da guarda armada, criação da rua de pedestres no polo de confecções da Glória, criação do novo código de obrase regulamentação da lavagem de calçadas, veículos, vidraças e outros objetos, como forma de amenizar a crise hídrica.

O atual prefeito ainda prometeu construir mais quatro estações de bombeamento e criticou a gestão de Neucimar Fraga. Disse que encontrou uma máquina pública sucateada e que teve de reconstruir 14, das 17 unidades de saúde, reformar escolas, recuperar piscinas, praças e espaços de convivência. O demistra também criticou uma obra da gestão de Neucimar Fraga. "Você não entregou uma obra iniciada no Parque do Cocal. Você deixou um esqueleto ocupado por craqueiros, prostitutas e bandidos que aterrorizavam aquela comunidade".

Vasco Alves (PPL) citou várias obras que realizou quando era prefeito do município canela-verde, como reconstrução do dique do Rio Jucu e a fábrica de manilhas que está desativada. O candidato fez ainda várias promessas. Entre elas a criação de uma agência de fomentação de emprego e renda, criação de reservatórios de água para enfrentar a crise e criar centros cívicos de convivência para lazer e bem-estar. 

Neucimar também exaltou obras de sua gestão. Falou no crescimento da rede de esgoto tratado, inauguração do primeiro Pronto-Atendimento (PA) 24 horas na cidade, criação do portal da transparência e ainda prometeu ampliar a rede de esgoto tratado para 80% (hoje estaria em 55%, segundo o candidato), criar mais dez unidades de saúde e inaugurar outro PA 24 horas.

"Acho que o debate foi muito bem conduzido e bem organizado. Gostei imensamente", disse Vasco Alves. Favatto disse que o evento foi importante para esclarecer as ideias dos candidatos. "Conseguimos fazer um debate razoável com propostas para o povo de Vila Velha. São 485 mil moradores que vão escolher o próximo dirigente da cidade durante os quatro anos, então é uma decisão muito importante", disse.

Neucimar achou o debate uma oportunidade muito boa para a população da cidade. "Acho que cada um deu o melhor de si, expondo suas ideias, respondendo aos internautas e aos jornalistas", afirmou. Sobre a não participação de Max, Neucimar atacou. "Eu acho que uma pessoa que chega atrasada num debate tão importante como esse, que foi avisado, já representa um atraso". 

Rodney também elogiou o debate. "Bom debate, bom espaço para a gente colocar nossas ideias, nossas realizações e dizer o que a gente pretende fazer em Vila Velha". Sobre a ausência de Max, Rodney lamentou. "Lamentável principalmente pela postura dele posterior ao atraso. Todos os candidatos chegaram com antecedência e seguiram as regras igualmente. Regras essas anteriormente discutidas pelas nossas assessorias, então todo mundo estava ciente. Lamento e acho que isso não faz bem para a democracia e para a discussão política de Vila Velha".

Pontos moeda