Política

Guarapari finaliza as audiências presenciais para elaboração do Orçamento Anual do Estado

Dentre as propostas apresentadas estavam a construção de uma nova ponte em Guarapari, uma maior fiscalização ambiental, além de ações nas áreas de saúde, educação,infraestrutura viária e mobilidade urbana

A cidade de Guarapari recebeu nesta sexta-feira (29) a última das cinco audiências públicas presenciais realizadas pelo Governo do Estado para a elaboração do Orçamento Anual do Estado em 2018. 

Durante toda a tarde, os moradores de Guarapari e das demais cidades da Região Metropolitana tiveram a oportunidade de apresentar sugestões de suas demandas prioritárias, para que elas sejam analisadas e incluídas no orçamento estadual.

Dentre as propostas apresentadas estavam a construção de uma nova ponte em Guarapari, uma maior fiscalização ambiental na região, além de ações nas áreas de saúde, educação,infraestrutura viária, assistência social e turismo.

Participação popular

Ao todo, cerca de mil capixabas participaram das cinco audiências presenciais, que aconteceram em Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Ibatiba, Santa Teresa e Guarapari durante esse mês de julho.

Durante esse período, diversas propostas foram apresentadas e, a partir de agora, um estudo de viabilidade técnico será feito por servidores estaduais para saber o grau de importância das mesmas.

"Todas essas sugestões são consolidadas e salvas em um local que temos acesso. Primeiro tem um filtro técnico, para determinar quais as demandas são realmente do Governo do Estado, porque algumas demandas são de competência da União, de órgãos federais; e encaminhamos para as secretarias específicas para que elas façam uma análise de viabilidade, respeitando os limites financeiros, e isso é incluído no orçamento. Quanto mais mencionada determinada sugestão, ela aumenta a possibilidade de ser realizada", frisou o secretário de planejamento Regis Mattos Teixeira.

Pela internet

Mesmo com o fim das audiências, os capixabas poderão continuar apresentando propostas para o orçamento. Até o dia 2 de agosto o site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br) receberá contribuições por meio de computadores, smartphones e tablets.

No site, os desafios são divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública. 

Pontos moeda