Política

Hartung anuncia projeto para construir barragens em mais 12 cidades capixabas

A previsão é que os projetos fiquem prontos em seis meses, até o fim do ano. Logo depois, será aberto a licitação para a contratação de empresa para a execução da obra.

Mais 12 cidades capixabas serão beneficiadas nos próximos meses com barragens para ampliar suas reservas de água, diminuindo assim o risco de estiagem no futuro.

Assinado na manhã desta terça-feira (11) pelo governador Paulo Hartung (PMDB), no Palácio Anchieta, o acordo vai beneficiar as cidades de Afonso Cláudio, Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Iúna, Linhares (2), Nova Venécia (3), Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha (3), Vila Pavão e Vila Valério.

"Estou muito feliz por ter colocado esse projeto de pé em plena crise que estamos vivenciando no país. Estamos avançando, estou visitando e entregando obras em um tema que não foi debatido no último processo eleitoral que participamos. Ao chegar nesse Governo, criamos um Comitê para atuar com este tema e um dos frutos é o Programa de Barragens", explicou o governador.

As obras serão tocadas em parceria pela Secretaria de Agricultura (Seag), o Sicoob, o ES em Ação e os municípios beneficiados. No acordo firmado, o Sicoob repassará R$ 1 milhão para a contratação dos projetos, que será realizada pelo ES em Ação. A Seag fica responsável pelo acompanhamento do projeto e execução da obra, e as prefeituras locais ficam responsáveis pela gestão da obra, licenciamento, titularidade de terras, entre outros.

A previsão é que os projetos fiquem prontos em seis meses, até o fim do ano. Logo depois, será aberto a licitação para a contratação de empresa para a execução da obra. A quantidade de armazenamento dos reservatórios e extensão da área que a barragem ocupará serão definidas de acordo com os projetos que serão elaborados.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do programa, que já beneficia milhares de capixabas. “No Programa de Construção de Barragens temos obras prontas, em andamento, algumas sendo licitadas e outras com projetos de engenharia em execução, como é o caso do anúncio de hoje. O que o Governo tem feito é ampliar a capacidade de lidar com a crise hídrica com a construção de reservatórios, reflorestamento e implantação dos planos de bacias”, disse o secretário.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Pontos moeda