Política

Governo do Estado vai construir duas novas barragens em Santa Teresa

Barragens, que ficarão prontas em seis meses, terão capacidade para armazenar cerca de 200 milhões de litros de água.

O Governo do Estado segue planejando intervenções no Estado para reduzir os impactos da seca. Nesta sexta-feira (4), o governador Paulo Hartung assinou ordem de serviço para a construção de duas barragens no município de Santa Teresa.

Com investimento de mais de R$ 1,6 milhão, as barragens terão capacidade para armazenar juntas cerca de 200 milhões de litros de água: 91,5 milhões no reservatório de Itanhanga e 108 milhões no de Rio Perdido II. A previsão é que as obras estejam concluídas em seis meses.

Segundo Hartung, construir reservatórios é fundamental para atravessar os períodos de escassez. "Em plena crise socioeconômica, estamos fazendo um conjunto de reservatórios de água de meio porte para enfrentar os longos períodos sem chuvas. O essencial é preservamos nossas coberturas florestais e nascentes, mas construir reservatórios é fundamental para atravessar os períodos de escassez e minimizar os impactos. Temos que mudar nossa cultura e forma de consumo dos recursos naturais. Temos que ser mais conscientes e equilibrados", alertou o governador.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Agricultura para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

Pontos moeda