Política

Comissão da Assembleia vai ouvir superintendente gaúcho para falar sobre modelo de aquaviário

Reunião acontecerá no dia 18 de setembro, com a presença do superintendente da Metroplan, Paulo Bisch Neto, e do secretário de Transportes e Obras Públicas do ES, Paulo Ruy Carnelli

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa confirmou para o dia 18 de setembro a presença do diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul (Metroplan), Pedro Bisch Neto, na reunião do colegiado.

A vinda do diretor foi definida em encontro anterior da Comissão, com o objetivo de ouvir sobre a experiência do transporte aquaviário entre Porto Alegre e Guaíba, no Rio Grande do Sul.

Para aproveitar a vinda do diretor-superintendente, os deputados vão convocar também a presença do secretário de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo, Paulo Ruy Carnelli.

"Nossa intenção é permitir esta troca de experiências e com isso possibilitar a volta do aquaviário entre Vitória e Vila Velha. Consideramos inadmissível que num trecho tão curto, num período em que estão sendo adotadas parcerias importantes com a iniciativa privada, não possamos contar com um sistema aquaviário no local”, disse o presidente da Comissão, deputado Marcelo Santos (PMDB).

Aquaviário

A volta do sistema aquaviário na Grande Vitória vem sendo pauta constante da Reunião da Comissão de Infraestrutura. No último dia 28, o deputado Amaro Neto (SD), membro do colegiado, apresentou o projeto do contrato de concessão sobre o modelo adotado no Rio Grande do Sul para exploração do serviço entre os municípios de Porto Alegre e Guaíba.

Foi quando o colegiado recebeu o modelo e aprovou a realização de uma nova reunião para tratar o tema, convidando representante da Metroplan, órgão responsável pela elaboração e coordenação de planos, programas e projetos do desenvolvimento regional e urbano do Estado do Rio Grande do Sul.

Pontos moeda