Política

Em visita ao Estado, Marina Silva elogia trabalho da Lava-Jato e indica Audifax para governo do ES

"O trabalho do MP, da PF e do juíz Sergio Moro talvez seja uma das maiores contribuições que recebeu o Brasil depois da nossa redemocratização", garantiu a ex-ministra do Meio Ambiente

Seguindo o roteiro recente dos possíveis pré-candidatos a eleição presidencial, a ex-ministra do Meio Ambiente e porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, passou o dia participando de eventos na Grande Vitória.

Ao lado do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), do deputado estadual Marcos Bruno (Rede) e do porta-voz estadual do partido, Gustavo de Biase, Marina falou sobre a nova denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), elogiou o trabalho feito pela Lava-Jato e detalhou as expectativas da Rede para as eleições do próximo ano.

Bem colocada nas pesquisas de intenção de votos para as eleições de 2018, Marina comentou mais um momento conturbado que vem vivendo o presidente Temer, alvo de nova denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

"Este é um momento difícil e dramático da vida do nosso país. É uma segunda denúncia, que dessa vez não contém apenas investigações do Ministério Público, mas que também foi baseada nas investigações da Polícia Federal. Os fatos são graves e eu acho que o mais importante nesse momento é a mobilização da sociedade para não permitir que aqueles que estão sendo investigados, ao invés de de apresentarem provas que refutem as denúncias que estão sendo feitas, partem para desqualificar e intimidar o trabalho da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal", frisou.

Marina também enalteceu o trabalho feito pelos órgãos de fiscalização e pontuou o que graças a eles que diversas ações estão sendo realizadas.

"O trabalho do MP, da PF e do juíz Sergio Moro talvez seja uma das maiores contribuições que recebeu o Brasil depois da nossa redemocratização. Quando a gente olha para o que vem sendo desmontado e comprovado, a quantidade de políticos investigados, com alguns deles presos, outros com mandatos cassados, empresários presos e a quantidade de dinheiro que foi sido devolvida para os cofres públicos, isso é um trabalho altamente relevante".

Audifax

Durante a coletiva que conceram em um hotel, na Serra, Marina e Audifax trocaram elogios mútuos e, apesar de não cravarem, devem concorrer a candidaturas majoritárias, a presidência e ao Governo do Estado, respectivamente.

"A rede aqui no Espírito Santo está se constituindo de forma bastante consistente, essa é a discussão (de colocar Audifax como candidato ou vice ao governo) que o partido vai fazer no Estado. Temos a estratégia de termos candidaturas majoritárias em todos os Estados, senão um candidato ao governador, mas talvez um candidato ao senado e o Audifax é um dos melhores nomes que nós temos", garantiu ela.

Seguindo a mesma linha e sabendo do destaque que tem no Estado, por administrar o município mais populoso, Audifax desconversou sobre a própria candidatura, mas deixou claro a intenção do partido a nível nacional.

"Nossa prioridade no Espírito Santo é que a gente tenha o nome da Marina para a eleição presidencial do ano que vem, por tudo que ela representa dentro do país", concluiu.

Atividades

Após encontro com a imprensa, Marina seguiu para a sede da Prefeitura, em Serra Sede, para uma reunião com o secretariado local, onde foi tratado o tema "desenvolvimento sustentável das cidades".

A agenda da ex-ministra no Estado se encerrou em Vitória, onde ela e Audifax participaram do Lançamento do “Movimento Acredito no Espírito Santo”, um movimento suprapartidário que defende a renovação política nacional.

Presidenciáveis

Mariana é a quarta possível presidenciável a visitar o Estado nos últimos dias.

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi o primeiro a desembarcar por aqui, no início de maio, quando participou da inauguração de um evento de café, no norte do Estado.

No fim de agosto, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), veio a Vila Velha receber da Câmara Municipal o título de "Cidadão Vilavelhense".

Dias depois, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), esteve em Jaguaré junto com o governador Paulo Hartung.

Pontos moeda