Política

Modelo de aquaviário gaúcho é apresentado e deputados estudam volta do transporte no Espírito Santo

O responsável por mostrar o sistema que funciona entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba foi o diretor-superintendente da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul, Pedro Bisch Neto

O sistema de transporte hidroviário implantado no Rio Grande do Sul foi apresentando nesta segunda-feira (18) aos deputados capixabas que compõem a Comissão de Infraestrutura.

O responsável por mostrar o sistema que funciona entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba foi o diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul (Metroplan-RS), Pedro Bisch Neto.

Segundo Pedro, o modelo de transporte começou a operar em 2011 fazendo a travessia entre as duas cidades, inicialmente com três catamarãs com uma capacidade média de transportar 130 passageiros cada. O serviço é prestado por meio de uma concessão, não trazendo nenhum tipo de despesa para os cofres públicos.

Atualmente, o aquaviário gaúcho conta com 27 pontos de parada (entre estações e terminais), com uma demanda diária estimada de 94 mil passageiros, auxiliando e não competindo com o transporte rodoviário.

“Temos 400 mil passagens por dia no rodoviário e o sistema hidroviário cria uma alternativa, resolvendo problemas específicos”, afirmou Bisch.

Grande Vitória

Buscando reativar o transporte aquaviário na Grande Vitória, a Comissão vai agora se reunir com os prefeitos das cidades envolvidas para mostrar o sistema gaúcho, ouvir as demandas do chefes dos executivos municipais e encontrar soluções para que o aquaviário volte a funcionar no Estado.

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