Política

Crise nas universidades federais brasileiras será tema de reunião da Comissão de Educação da Câmara

A audiência foi proposta pelo deputado federal Sergio Vidigal (PDT) e acontecerá a partir das 9h30, no Plenário 10 da Casa

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai realizar, nesta quinta-feira (26), uma audiência pública para discutir a crise vivida pelas universidades federais do Brasil. A audiência foi proposta pelo deputado federal Sergio Vidigal (PDT) e acontecerá a partir das 9h30, no Plenário 10 da Casa.

A preocupação do pedetista com o delicado momento financeiro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi um dos motivos da reunião ter sido proposta.

“Nesse debate vamos discutir e buscar medidas que ajudem as universidades federais neste momento de crise econômica. Os cortes para essas instituições implicarão na impossibilidade de crescimento para o Brasil”, ressaltou o parlamentar

No início de setembro, o reitor da Universidade, Reinaldo Centoducatte, detalhou a situação financeira da instituição e confirmou que a Ufes sofre com impactos do contingenciamento da verba federal nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Outro problema apresentado por Vidigal é relacionado ao crescimento da Ufes. Ele diz que há dez anos a universidade oferecia 60 cursos de graduação, três pós-graduações e oito doutorados. E hoje são 104 cursos de graduação, 64 pós-graduações e 27 doutorados. Além disso, a qualidade dos alimentos do restaurante universitário caiu em virtude do corte de mais de 20% no Programa Nacional de Assistência Estudantil.

Outras instituições

A audiência também atende o requerimento 364/2017, da deputada Margarida Salomão (PT/MG), para discutir a situação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que passa por situação semelhante da instituição capixaba.

Além de Centoducatte, foram convidados para participar da audiência a Presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Eblin Joseph Farage; e o Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho.

Pontos moeda