Política

Hospitais de Vitória passam a informar nascimento de crianças com Síndrome de Down

A medida, segundo o vereador Leonil (PPS), autor da Lei, tem como objetivo “resguardar os direitos dos recém-nascidos com a síndrome, proporcionando um diagnóstico rápido e estimulação precoce”

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), sancionou nesta sexta-feira (20) a Lei nº 9.189/2017, que obriga os hospitais públicos e privados da capital a fazer o registro e comunicação imediata do nascimento de crianças com Síndrome de Down aos órgãos municipais que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência.

A medida, segundo o vereador Leonil (PPS), autor da Lei, tem como objetivo “resguardar os direitos dos recém-nascidos com a síndrome, proporcionando um diagnóstico rápido e estimulação precoce”.

A medida que vale para casas de saúde, hospitais filantrópicos, maternidades, clínicas, centros de saúde, postos de saúde, prevê algumas garantias, como o apoio, acompanhamento e intervenção imediata dos órgãos municipais competentes; a informação adequada aos familiares; a socialização, a inclusão e a autonomia da criança nos primeiros anos de vida; e impedir o início tardio da estimulação e do tratamento.

De acordo com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down), das 120 famílias atendidas pela Organização Não Governamental, 44 são de Vitória.

Atualmente, não existe nenhum tipo de base de informação direta entre hospitais e órgãos responsáveis pelo tratamento de pessoas com Down. “Quanto mais rápido começar o tratamento maiores são as chances de desenvolver a fala, os movimentos, a interação das crianças no mundo”, informou Leonil.

O que é?

A Síndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcial. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que a cada 700 crianças que nascem no mundo, uma tem a síndrome.

Pontos moeda