Política

Doadores de sangue podem ter prioridade em campanhas de vacinação em Vila Velha

Para terem direito a prioridade na vacinação, os doadores precisam comprovar que realizaram, pelo menos, duas doações antes da data em que vão receber as vacinas

A Câmara de Vereadores de Vila Velha deve colocar em votação nas próximas semanas um projeto que garante prioridade para doadores de sangue regulares que residam no município em campanhas de vacinação realizadas pelas unidades de saúde da prefeitura canela-verde.

O projeto de autoria do vereador Ivan Carlini (DEM) foi aprovado esta semana pela Comissão de Justiça e agora segue tramitando regimentalmente nas demais comissões permanentes, devendo entrar em pauta novamente em breve.

Para terem direito a prioridade na vacinação, os doadores precisam comprovar que realizaram, pelo menos, duas doações antes da data em que vão receber as vacinas. Vale frisar que a prioridade dada aos doadores é de apenas não enfrentar filas, caso existam.

“Os hemocentros vêm enfrentando sérias dificuldades devido à baixa quantidade de doações. O sangue coletado voluntariamente ainda é insuficiente para suprir as necessidades de transfusões das redes de saúde do município e do Estado. Diante disso, nosso projeto busca incentivar as doações e aumentar o número de doadores em Vila Velha”, explicou Carlini.

O vereador esclareceu, ainda, que os hemocentros ficarão responsáveis pelo cadastro dos doadores, que receberão carteirinhas apropriadas contendo seus números de CPF e de RG, bem como e as datas em que realizaram suas doações.

Quem pode doar sangue - Requisitos Básicos

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Pontos moeda