Política

Valci Ferreira tem pedido de habeas corpus negado pelo STF

Ele e Gratz tiveram a prisão determinada em outubro deste ano, mas ainda continuam foragidos, segundo a polícia

O conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valci José Ferreira de Souza, teve o pedido de habeas corpus negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na última segunda-feira (13). Ele e o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Carlos Gratz, tiveram a prisão determinada em outubro deste ano, mas até agora não foram detidos. 

A Polícia Civil informou que logo que recebeu da Justiça os mandados de prisões, a equipe da Superintendência de Polícia Prisional realizou diligências nos endereços mencionados nos mandados e em outros lugares para o cumprimento, no entanto, até o momento eles não foram localizados e são considerados foragidos.

A polícia ainda disse que segue em diligências. Destacou ainda que qualquer agência de segurança pode cumprir as prisões, a partir da expedição dos mandados pelo judiciário. Pediu também para quem tiver informação sobre o paradeiro deles ligar para o Disque Denúncia 181.

Gratz foi condenado a cinco anos e meio de prisão e Valci a dez anos em regime fechado, pelo crime de peculato, que é o desvio de dinheiro público. As investigações do Ministério Público Federal apontam irregularidades na administração estadual entre os anos de 1997 a 2001. A decisão dos ministros do STJ atende a um pedido do MPF de prisão imediata.

A produção do Folha Vitória tentou contato com as defesas de Gratz e Ferreira, mas não conseguiu até a publicação desta matéria.

Pontos moeda