Política

Deputado Almir Vieira tem mandato cassado pelo TRE por abuso de poder econômico

De acordo com a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral, o deputado recebeu recursos ilícitos da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, entidade da qual já foi presidente

O deputado estadual Almir Vieira (PRP) foi condenado de forma unânime pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) por abuso de poder econômico. A decisão foi tomada pelo TRE-ES na última quarta-feira (6) e determina que o parlamentar perca o mandato e fique inelegível pelos próximos oito anos.

De acordo com a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral, o deputado recebeu recursos ilícitos da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, entidade da qual já foi presidente, por meio da utilização de empresas de fachada e de dados de terceiros.

O valor desviado chega quase a R$ 1,5 milhão e, deste montante, pouco mais de R$ 250 mil foram repassados ao próprio parlamentar para financiar a própria campanha a deputado em 2014.

Como ainda cabe recurso da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância superior, o parlamentar pode permanecer no cargo até que o recurso seja julgado.

O deputado foi procurado para se pronunciar, mas não foi encontrado.

Pontos moeda