Política

Deputado solicita a Temer que construção de ferrovia ligando ES ao RJ tenha início por Vitória

Lelo Coimbra enviou ofício ao presidente Michel Temer após o ministro Moreira Franco dizer que espera fechar a parceria público privada com a Vale ainda no governo Temer

Após o ministro Moreira Franco declarar que espera fechar, ainda no governo de Michel Temer (PMDB), a parceria público privada com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) para a construção da ferrovia ligando Vitória ao Rio de Janeiro, o líder da Maioria na Câmara, deputado Lelo Coimbra (PMDB), encaminhou um ofício, nesta quinta-feira (28), ao presidente da República solicitando que a contrapartida por parte da empresa tenha como construção o trecho inicial de Vitória até o Porto de Açu (RJ).

O deputado destaca a importância logística dessa obra para o Espírito Santo, “tanto pela sua própria estruturação quanto pela compensação ao que nos foi subtraído e que ainda não foi compensado”, diz trecho do documento. “Somos o ponto de saída do minério que vem de Minas Gerais, que fica com os royalties. Essa negociação, portanto, é justa e legítima que resulte em fazer o trecho Vitória-ES até o Porto de Açu. Chegar em Porto de Açu é uma importante forma de contemplar o Estado do Rio de Janeiro, local onde vossa excelência, assinou ontem a criação de uma ZPE”, diz o deputado.

A concessão da ferrovia Vitória-Minas, controlada pela Vale, tem validade até 2026 | Foto: Pexels

"Queremos um Brasil moderno e reformista, mas nosso Estado não pode ficar de fora dessa grande oportunidade. Confio na sensibilidade de vossa excelência e no respeito ao esforço fiscal e busca de caminhos para o desenvolvimento do nosso Estado, que encontra amplo apoio do nosso povo e pela necessidade de compensar as enormes perdas sofridas nesses últimos anos", apela o deputado na carta.

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De acordo com a assessoria de imprensa do deputado Lelo Coimbra, o ofício encaminhado ao presidente da República, Michel Temer, também foi enviado, depois, ao governador Paulo Hartung (PMDB-ES).

Em novembro, o presidente Michel Temer confirmou aos governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung; e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ); que a criação da ferrovia ligando os dois estados já estava em análise pelos órgãos federais competentes.

Ferrovias

A concessão da ferrovia Vitória-Minas, controlada pela Vale, tem validade até 2026. A negociação para a renovação da concessão da malha ferroviária está em trâmite no governo federal na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além disso, também tramita na ANTT uma solicitação da concessionária MRS para renovar a concessão da ferrovia que liga o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Já a ligação ferroviária entre Rio de Janeiro e Espírito Santo é uma obra importante para o desenvolvimento nacional. A ferrovia interligará os principais terminais portuários privados existentes ao longo da costa – com destaque para o Porto do Açu e para o Porto Central –, constituindo uma alternativa logística para o escoamento de cargas originadas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, dentre as quais produtos manufaturados e commodities agrícolas e minerais.

O investimento na ferrovia é importante para aumentar a competitividade do transporte de produtos petroquímicos, minério de ferro, grãos, siderúrgicos, entre outros, com redução do custo logístico de transporte e melhor o escoamento e comercialização de produtos nos mercados interno e externo.

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