Política

Após decisão do STJ, deputado estadual fica inelegível para 2022

Com decisão, deputado fica inelegível por três anos e não poderá se candidatar à reeleição no ano que vem

Após decisão do STJ, deputado estadual fica inelegível para 2022 Após decisão do STJ, deputado estadual fica inelegível para 2022 Após decisão do STJ, deputado estadual fica inelegível para 2022 Após decisão do STJ, deputado estadual fica inelegível para 2022
Foto: Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso do deputado estadual Luciano Machado (PV) e manteve a condenação dele no Tribunal de Justiça do Espírito Santo por improbidade administrativa. 

O processo foi movido pelo Ministério Público há mais de dez anos, referente ao período em que Luciano era prefeito de Guaçuí, no Sul do Estado. Com a decisão, o deputado fica inelegível por três anos e não poderá se candidatar à reeleição, no ano que vem. 

Após decisão do TJES, Luciano entrou com recurso. Porém, o documento não foi reconhecido porque o deputado teria deixado de pagar uma taxa referente referente às custas processuais. 

“Meu advogado me passou o número da conta e eu programei o débito. Só que o Tribunal não acatou o recurso alegando que eu não comprovei o pagamento da taxa”. 

Segundo despacho do vice-presidente do STJ e relator do caso, Jorge Mussi, o pedido foi apresentado após o trânsito em julgado. “Assim, diante do exaurimento da prestação jurisdicional por esta Corte Superior de Justiça, nada mais há a prover”, definiu. 

O deputado ressaltou que não perdeu o mandato atual. “Minha suplente entrou pedindo o mandato, mas não tem legalidade nenhuma. Hoje o meu problema é se eu posso ou não ser candidato. Meus advogados estão vendo isso”.