A Psicanálise como suporte para o enfrentamento do câncer de mama

Outubro Rosa 2019, sensível e importante campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde, que tem como mote “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. A campanha tem o objetivo de reforçar três pilares no controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia.

A iniciativa é de extrema relevância e urgência. De acordo com o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Ainda, segundo o INCA, não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Considerando todos esses aspectos e o impacto que as mulheres e familiares sentem ao se depararem com a doença, além do ponto de vista físico, é necessário lembrar a condição psíquica. Como enfrentar essa batalha? Como lidar com as adversidades que o câncer de mama provocará na vida dessa mulher e os familiares mais próximos? As possíveis perdas? As mudanças no corpo?

A psicanálise pode colaborar de algumas formas. A primeira é no atendimento a pacientes e suas famílias. O profissional acolhe os sentimentos como tristeza e em alguns casos a depressão, que são legítimos à situação, mas que podem mudar. Em seguida, pode-se ajudar no despertar de forças psíquicas para enfrentar o tratamento. Dessa forma, a paciente e a família encontram outras maneiras de lidar com o câncer, formando uma rede de apoio, afeto e amor no momento tão delicado e desafiador para milhares de mulheres.

Fonte: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2019/outubro-rosa-2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *