Baratela: o melhor remédio para sua farmácia

A Baratela Distribuidora é pioneira em distribuição de medicamentos e itens de perfumaria no Espírito Santo. Foi fundada há quase 30 anos pelo atual diretor-presidente, Irineu Baratela. A empresa é genuinamente capixaba e fornece para empresas capixabas medicamentos de marcas, similares e genéricos, sendo responsável por 20% do mercado em seu segmento.

“Temos parceria com as grandes redes de associativismo, redes de farmácias e farmácias independentes, respeitando a individualidade e o modelo comercial de cada um. Nossa equipe de vendas conta com atendimento por meio dos nossos 50 RCAs, 15 televendas, pedido eletrônico e operação logística direto com a indústria e farmácias. São mais de 120 colaboradores atuando direta e indiretamente nos seis galpões de armazenamento da empresa em Vila Velha, totalizando mais de 6 mil metros quadrados construídos”, ressalta o diretor comercial da Baratela, Jadelson Marvilla.

O fundador e diretor-presidente da Baratela Distribuidora, Irineu Baratela, num dos seis galpões da empresa em Vila Velha.

De acordo com ele, um grande diferencial da empresa para os clientes são as duas entregas diárias, uma na Grande Vitoria e uma diária no interior do estado, além da oferta do melhor mix de produtos, segurança e personalização do atendimento. “A Baratela cobre 100% do estado do Espirito Santo, com uma carteira de mais de 5 mil clientes. Representamos 150 indústrias e contamos com um portfólio com mais de 7.500 itens”, revela Jadelson.

Em decorrência da pandemia de coronavírus, a empresa está passando por transformações para atender as mudanças que foram impostas pelo novo cenário. Houve, por exemplo, um grande crescimento pontual de alguns itens de medicamentos e acessórios para prevenção e tratamento da Covid-19 e muitas faltas e rupturas no mercado farmacêutico desses itens, assim com uma grande oportunidade para novos entrantes.

Por isso, a Baratela está aumentando seus itens de suplementação e vitaminas, mudando o mix de produtos e o atendimento dos representantes e televendas e apostando no e-commerce, com crescimento nas operações logísticas direto da indústria. “Temos que estar preparados para nosso plano de ação, convertendo nosso planejamento para pequeno e médio prazos. O que era bom ontem não serve para hoje e amanhã teremos novos desafios”, reforça o diretor.

O ano de 2021, apesar de desafiador, é de expansão para a empresa, que já está projetando atender estados vizinhos e contratando mais colaboradores para sua equipe interna e externa de vendas. E para fidelizar os clientes num mercado tão mutante e competitivo, a Baratela oferece treinamento para proprietários, gerentes e funcionários de farmácias e  promove com elas o projeto Pentágono da Inteligência, no qual desenvolve a inteligência emocional da liderança da empresa e seus colaboradores, buscando um melhor envolvimento de toda equipe. Além disso, pela parceria, o cliente ganha um cartão que dá acesso a treinamentos e uma MBA em Gestão de Farmácias. São ações propostas para ir além da disputa de preço, mas sim gerar valor adiciona, para todos.