Emescam: formação completa e de excelência na graduação e pós-graduação

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, (Emescam) teve as suas atividades iniciadas em março de 1968 e revolucionou o ensino da Medicina e da formação de médicos no Espírito Santo. Atualmente, a Emescam é uma das faculdades mais respeitadas do Brasil e possui milhares de profissionais formados com atuação em todo o país.

Nilo Fernando Rezende Vieira, coordenador do Curso de Medicina; Maria da Penha Rodrigues D’Avila, provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Claudio Medina da Fonseca, diretor da Emescam, e Pitiguara de Freitas Coelho, coordenador da pós-graduação, representando a instituição, vencedora em duas categorias no Excelência em Saúde.

A Emescam faz parte da estrutura organizacional da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e tem dois hospitais de ensino: o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Maternidade Santa Casa de Vitória – Unidade Pró-Matre. Atualmente, a Emescam oferece os cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Serviço Social e também cursos de pós-graduação.

A vitória da Emescam nestes prêmios representa o reconhecimento e a consolidação da nossa instituição no segmento da saúde. Para nós, esta vitória simboliza que os nossos esforços têm trazido resultados satisfatórios na formação de profissionais da saúde e nos atendimentos a nossa comunidade. Além disso, nos tranquiliza para que possamos seguir trabalhando da forma que acreditamos, através das nossas missões e valores. E também faz traçarmos novos objetivos e metas.

Para a Emescam ser uma empresa de excelência no ramo da saúde é, acima de tudo, ter comprometimento e responsabilidade com as pessoas e com a individualidade de cada um. A saúde é mais que essencial, ela é um direito de cada indivíduo. Por isso, para que uma empresa de saúde seja excelente no seu exercício, é necessário olhar atentamente para as necessidades e especificidades de cada pessoa, e assegurar a sua integridade e bem-estar.

A excelência da Emescam está mais do que demonstrada em suas práticas de gestão, capacidade de inovação e liderança em transformações positivas no universo da saúde. A instituição preocupa-se em promover uma formação completa e de excelência aos estudantes, com docentes de alto nível, tecnologias, metodologias e soluções pedagógicas de ponta. Além disso, a Emescam preza pelo bem-estar de seus profissionais e colaboradores, propiciando um ambiente de trabalho de qualidade e com possibilidade de crescimento.

O reconhecimento das pessoas em Excelência em Saúde é muito importante, pois elas são o foco da instituição. Tanto que esse feedback positivo que veio por meio da votação popular tem um peso muito significativo para a Emescam, pois ele reconhece o trabalho realizado. Principalmente agora manter a instituição funcionando e assegurar a segurança dos profissionais e alunos foi, e tem sido, de fato, o maior desafio nestes dois últimos anos. Ao mesmo tempo, isso também tem sido a maior conquista da Emescam.

Nilo Fernando Rezende Vieira, coordenador do Curso de Medicina; Maria da Penha Rodrigues D’Avila, provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Claudio Medina da Fonseca, diretor da Emescam, e Pitiguara de Freitas Coelho, coordenador da pós-graduação, representando a instituição, vencedora em duas categorias no Excelência em Saúde.

A pandemia de coronavírus impôs uma preocupação para a Emescam de quando seria possível retomar as atividades. Por isso, logo no início de 2020, foi criado o Comitê Interno de Acompanhamento do Coronavírus, amparado pela Portaria 10/20, e realizado um mapeamento dos laboratórios e salas de aula para a instalação de dispensers de álcool 70%. Além disso, a instituição realizou um treinamento pela gerência de laboratórios com equipes de higienização e técnicos, para instrução dos procedimentos corretos de limpeza e desinfecção, e estabeleceu um protocolo de triagem para entrada de pessoas.

O objetivo da Emescam para o futuro é continuar sendo referência e se destacar na formação de profissionais éticos, críticos e reflexivos na área da saúde, além de agregar uma grande bagagem científica e humanística a esses profissionais.