Faesa: Enfermagem com aprendizado na prática

Fundada em 1972, a Faesa tem sua história entrelaçada com o desenvolvimento do Espírito Santo, sempre atendendo às demandas por uma formação profissional de excelência. São quase 50 anos de existência e mais de 75 mil egressos formados em diversas áreas do conhecimento. Hoje, com mais de 150 ofertas de qualificação nas modalidades presencial e EAD, entre graduação, pós-graduação e técnicos, a Faesa é avaliada como o melhor centro universitário da região Sudeste e o terceiro melhor do Brasil, com a chancela do MEC e o reconhecimento do mercado capixaba pela qualidade dos profissionais que forma. 

São três unidades: Campus Vitória, Campus Cariacica e Unidade Linhares, além de polos EAD nos municípios de Vitória, Cariacica, Linhares e Serra. Os resultados alcançados na formação de excelência dos capixabas se devem à inovação de suas práticas acadêmicas, fundamentadas em uma metodologia própria de ensino-aprendizagem, denominada Aula Faesa.

A professora Daniela Vieira Malta e o coordenador do curso de Enfermagem da Faesa, Rodrigo Leite Locatelli, com alunos do curso comemorando o primeiro lugar em Excelência em Saúde.

A professora Daniela Vieira Malta e o coordenador do curso de Enfermagem da Faesa, Rodrigo Leite Locatelli, com alunos do curso comemorando o primeiro lugar em Excelência em Saúde.

Atenta ao desenvolvimento tecnológico e às transformações sociais que ocorrem em todos os níveis, que impactam diretamente o mercado de trabalho e, consequentemente, a educação, a Faesa acredita que as instituições de ensino superior têm um papel fundamental a desempenhar na formação de mão de obra qualificada para o novo período histórico que se apresenta.

Eleita em Excelência em Saúde na categoria Faculdade Privada de Enfermagem, a Faesa é referência na formação de enfermeiros há mais de 20 anos e conta hoje com o curso de graduação e também o curso técnico na área, formando profissionais de destaque.

Além disso, a instituição tem uma inserção muito forte na comunidade. São mais de 100 mil pessoas impactadas, por ano, pelos projetos de extensão da Faesa, que abrangem as mais diversas áreas. Cabe reforçar também a participação dos alunos em campos de estágio, em hospitais, clínicas ou unidades de saúde, além de projetos de extensão que transformam a sociedade por meio do conhecimento.

“A formação de profissionais que vão atuar no segmento da saúde é uma grande responsabilidade para as instituições de ensino, porque, além do desenvolvimento das capacidades técnicas, esse profissional deve ter uma formação humanística que o habilite a lidar com pessoas, contribuindo para o desenvolvimento social por meio do conhecimento. Por isso, é uma grande honra ser destaque entre os capixabas por nossa formação de excelência na área de saúde”, avalia a -gerente de Comunicação e Marketing da Faesa, Carolina Bento.

Para ela, ser a empresa vencedora nessa categoria comprova que a Faesa está no caminho certo, cumprindo sua função de formar com excelência profissionais competentes e atualizados, que respondam com responsabilidade social e conhecimento técnico à missão de levar saúde e prevenção para a sociedade. “Ser uma empresa de excelência na área de educação para a saúde significa entregar ao mercado os melhores profissionais, capazes de ocupar posições de destaque no cenário local e nacional, contribuindo de forma positiva para a promoção da saúde.”

Há mais de 20 anos formando os melhores profissionais do Espírito Santo, o curso de Enfermagem da Faesa prioriza o aprendizado na prática. Por isso, mantém parcerias de estágio com os melhores hospitais. Com laboratórios de excelência, equipados com tecnologias diferenciadas, como o robô de simulação de parto, o curso explora metodologias inovadoras, como o Projeto Integrador, que estimula o aluno a ser protagonista na análise de todos os aspectos dos pacientes, unindo diversas disciplinas em um mesmo estudo de caso. A formação em Enfermagem na Faesa tem currículo renovado, com quatro anos de duração, e conta com egressos em posição de destaque no mercado de trabalho.

Além disso, o curso de Enfermagem da Faesa forma profissionais com conhecimento técnico e científico, capazes de atuar de forma integrada, atualizada e reflexiva em equipes multidisciplinares e desenvolve capacidades de liderança, inovação e empreendedorismo, além de profundo senso ético e consciência de seu papel na sociedade.

“A Faesa tem foco no sucesso do seu aluno, e uma de suas propostas de valor é o acolhimento. É um dos valores mais importantes da instituição para a formação de profissionais empáticos e éticos, qualidades fundamentais para aqueles que exercem atividades na área de atendimento e promoção à saúde”, ressalta a gestora.

Em 2021 a Faesa iniciou um grande plano de expansão para levar seu ensino de excelência para mais municípios capixabas, principalmente por meio do EAD. Foram inauguradas novas unidades e polos presenciais na Grande Vitória e no norte do estado, com a oferta de mais de 100 novos cursos.

Já para o próximo ano, quando completa 50 anos, a Faesa vai investir ainda mais na ampliação do ensino técnico e superior para mais municípios capixabas. Para o reitor da Faesa, Alexandre Nunes Theodoro, essa expansão contribuirá para o desenvolvimento social de todas as regiões do estado. “Vamos ofertar formações alinhadas aos arranjos produtivos locais, fomentando o empreendedorismo e a inovação. Nosso crescimento representa para o estado profissionais qualificados e preparados para impulsionar negócios e promover a qualidade de vida dos capixabas.”