Himaba: referência em maternidade com atendimento humanizado

Inaugurado em 2002, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, oferecia, inicialmente, apenas leitos de pediatria e terapia intensiva neonatal. Com o passar dos anos, entre 2003 e 2008, os serviços foram expandidos. Hoje, o hospital conta com 185 leitos instalados, com oferta de especialidades como pediatria geral, cirurgia pediátrica, ortopedia pediátrica, neonatologia, terapia intensiva pediátrica e obstetrícia. O tipo de atendimento prestado é o eletivo de urgência e emergência. 

Para humanizar o atendimento e tornar a internação uma melhor experiência, entre tantas atividades, foram implantadas ainda na instituição duas brinquedotecas, uma em cada ala pediátrica, com materiais pedagógicos, de pintura e brinquedos à disposição dos pacientes.

“O Himaba ser reconhecido como referência em maternidade pública no Espírito Santo é uma grata surpresa, visto que, até então, ele se destacava no segmento de cirurgias ortopédicas e de alta complexidade cardíaca, no aleitamento materno e como referência estadual em método canguru. Concorremos com outras duas instituições respeitadas no estado e sermos premiados nessa categoria nos faz ter a certeza de que estamos na direção certa, expandindo nossa excelência também para os outros setores do hospital com a gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde”, ressalta o diretor-presidente do Instituto Acqua, que administra a instituição, Samir Siviero.

Diariamente, a equipe do hospital se compromete e trabalha para que todo atendimento seja realizado de forma ágil e humanizada, dentro dos princípios éticos e morais. O Himaba oferece mais do que apenas o diagnóstico e o tratamento, preocupando-se com o processo, em torná-lo menos doloroso e mais leve tanto para as crianças atendidas quanto para os responsáveis que as acompanham e também para as gestantes que escolhem o Himaba como o local em que terão o primeiro contato com seus bebês.

O Instituto Acqua tem se destacado por seguir um padrão de atendimento humanizado, com colaboradores comprometidos e dedicados à missão de salvar vidas e, neste caso, também trazer vidas ao mundo. O Himaba segue pautado pelos mesmos objetivos. Por isso, além de capacitar e treinar constantemente seus profissionais, investe em melhorias estruturais e de equipamentos. “Em nossa maternidade, por exemplo, realizamos a mudança de espaço da admissão, onde é prestado o primeiro atendimento às gestantes. Antes, ele era anexo ao ambulatório. Com isso, as grávidas agora contam com um local exclusivo para classificação de risco, consultas e medicação. Além disso, também temos um banco de leite humano referência no estado, em que os profissionais buscam sempre orientar sobre a importância do aleitamento materno e de técnicas como o método canguru”, reforça o diretor.

Para Samir, o reconhecimento público é o maior dos reconhecimentos que a instituição poderia ter, afinal, todo o serviço que presta é para que os usuários se sintam acolhidos no momento em que estão se sentindo tão vulneráveis. “Vamos na contramão da opinião pública de que os atendimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são precários. Ter acesso à saúde e, principalmente, com qualidade é um direito de todo cidadão. Nossa missão é garantir que, desde o primeiro atendimento à alta médica, tudo ocorra de forma tranquila, respeitosa e a experiência seja satisfatória.”

A parceria com o Instituto Acqua teve início em abril deste ano. O começo, inclusive, foi marcado pela entrega da Ala Covid, bem como pelas melhorias de atendimento e estruturais. O desafio foi, em pouco tempo, entregar um espaço anexo estruturado para receber pacientes infectados por Covid-19 ou com complicações provenientes do vírus. Ao mesmo tempo, o Himaba reafirmou seu compromisso com a sociedade e com seus colaboradores, garantindo a integridade e segurança de todos.

“Além de manter a excelência nos serviços já prestados à população, para este ano um dos principais projetos é a realização da reforma em todo o hospital, a começar pela antiga ala pediátrica. Com a abertura de novos leitos do anexo, também serão absorvidos pacientes vindos do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG). Além disso, ainda está entre os planejamentos para os próximos dois meses zerar a fila de cirurgias cardiológicas, atualizar o parque tecnológico, implantar serviços de oftalmologia pediátrica e a cirurgia de freios orais por aparelhos de laser, algo inédito a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o diretor do Instituto Acqua.

Já para 2022, os planos são ampliar o centro cirúrgico, disponibilizando cinco salas para cirurgias pediátricas, abrir novos leitos na ala psiquiátrica, expandir os atendimentos ambulatoriais e avaliar os serviços de imagem com atualização de procedimentos.