Hospital Dr. Jayme Santos Neves: referência no atendimento da população capixaba

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) é o maior hospital público do Espírito Santo, destinado 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e administrado por uma Organização Social (OS), a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), contratada por meio de edital público.

Sua inauguração foi realizada em 23 de fevereiro de 2013, com a entrega de 60 leitos de internação, 40 leitos de terapia intensiva, ambulatório, centro cirúrgico, laboratório e serviços de diagnóstico por imagem. Os demais setores seguiram um cronograma, finalizado, em 1º de novembro de 2013, com a entrega de 60 leitos de internação da maternidade de alto risco.

A unidade é fruto de um investimento de cerca de R$ 165 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e ofertava 427 leitos à população capixaba, sendo referência em urgência e emergência em traumas ortopédicos e neurocirúrgicos, gestação de alto risco e com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). Entretanto, diante do cenário de pandemia enfrentado pelo mundo, o governo do Estado se preparou, investiu e construiu uma rede de atendimento exemplo para todo o país, o HEJSN transformou seu espaço e entregou, em 72 dias, 210 leitos de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para o atendimento de vítimas da Covid-19. A unidade é referência para o tratamento de casos graves e potencialmente graves do novo coronavírus e tem cumprido seu papel na saúde do Espírito Santo.

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, celebra o primeiro lugar o Hospital Dr. Jayme Santos Neves em Excelência em Saúde.

Ao longo da sua história, o Hospital Dr. Jayme conquistou o nível máximo da acreditação hospitalar com o certificado ONA Nível III – Acreditado com Excelência, além do certificado ISO 9001/2015, versão mais atual da norma. A unidade foi reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um dos melhores hospitais do país, sendo o único hospital público capixaba a configurar a listagem da ANS.

“Vencer, mais uma vez, o Excelência em Saúde representa a consolidação do nosso nome no Espírito Santo. A essência da Aebes, gestora do HEJSN, é prestar um atendimento que prima pela qualidade, segurança assistencial e humanização dos processos. É garantir que a saúde seja integral a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, celebra o diretor-geral do hospital, Joubert Andrade Silva.

Para ele, o reconhecimento se deve ao fato de o HEJSN ser um marco na saúde pública capixaba. O atendimento humanizado, o acesso a um serviço público de alta qualidade, a segurança nos processos e a resolutividade são os principais aspectos que fazem com que as pessoas se lembrem do hospital.

“O paciente é nossa razão de existir e trabalhamos por uma saúde integral. Neste período de pandemia, por exemplo, conseguimos mostrar ao público dois de nossos principais valores: transparência e responsabilidade. Trabalhamos de forma ímpar e mantivemos o nosso posicionamento. Acreditamos que a imagem da instituição adquiriu maior visibilidade e se tornou ainda mais admirada pelos capixabas”, destaca o gestor.

Para atender a população diagnosticada com Covid-19, o Hospital Dr. Jayme transformou seu perfil. Com um investimento de mais de R$ 25 milhões do governo do Espírito Santo, entregou 210 leitos de UTI, contratou cerca de mil funcionários e se tornou o segundo maior hospital para atendimento a Covid-19 do país.

Hoje, o HEJSN passa por uma nova reformulação no perfil de atendimento. Estão sendo atendidos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 e já retornaram os serviços prestados pela maternidade de alto risco e pelo Centro de Tratamento de Queimados, além dos procedimentos cirúrgicos.

“Com o avanço da vacinação e a redução do número de casos, principalmente graves, da Covid-19, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) prevê a reformulação do perfil de atendimento do HEJSN, oportunizando à assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos. A proposta é sermos um centro de referência cirúrgica, com foco em cirurgias ortopédicas. A Aebes entende ser de suma importância o atendimento às demandas diversas da rede de maneira progressiva, consciente e segura, tendo como base a redução dos casos de Covid-19, como está acontecendo”, explica o diretor do HEJSN.