Sesi: parceiro da indústria em segurança e saúde do trabalho

O Serviço Social da Indústria (Sesi) foi criado pela Confederação Nacional da Indústria em 1º de julho de 1946, pelo Decreto-lei n. 9.403, de 25 de junho do mesmo ano, com foco na qualidade de vida dos trabalhadores. Em seus quase 70 anos de atuação no Espírito Santo, o Serviço Social da Indústria já transformou muitas histórias e também passou por muitas transformações. 

Desde 1987 o Sesi Espírito Santo tem atuado na oferta de soluções em segurança e saúde do trabalho com foco na produtividade, qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, além de estimular a gestão e o desenvolvimento socialmente responsável da empresa industrial.

O gerente executivo de Saúde e Segurança do Sesi ES, Flávio Gustavo Rodrigues, com o troféu de Excelência em Saúde e com parte da equipe na noite de premiação.

As unidades do Sesi Saúde, que concentram a oferta dos serviços em saúde e segurança no trabalho, estão localizadas nos municípios de Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Linhares e Vitória, contando com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e um parque tecnológico de ponta. Ainda há a possibilidade de o atendimento ser realizado in-company em qualquer município do estado.

“A excelência em saúde vai além de uma estrutura física adequada para atender à sociedade. No nosso entendimento, excelência é um somatório de competência técnica, tecnologia, qualidade do atendimento, segurança e acolhimento”, explica o gerente executivo de Saúde e Segurança do Sesi ES, Flávio Gustavo Rodrigues.

Enquanto prestador de serviços em saúde e segurança, o propósito do Sesi é ser reconhecido, diariamente, como um parceiro da indústria que busca excelentes soluções que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, em um ambiente seguro e saudável.

“Esse reconhecimento é importante porque nos dá a percepção clara de que o que fazemos reverbera além do nosso público majoritário, que é a empresa industrial. Demonstra que estamos conseguindo atingir o trabalhador, seus dependentes e público em geral, com boas soluções que fomentam a qualidade de vida no ambiente do trabalho e fora dele. Além disso, vale ressaltar, que estamos recebendo esse reconhecimento pela segunda vez no Excelência em Saúde”, celebra Flávio.

Este foi um ano particularmente desafiador para o Sesi. Após um período de forte impacto em sua operação, por conta da pandemia, em 2021 sua atuação está fortemente focada na retomada da rotina, com uma nova forma de atuar, proporcionando segurança diante dos riscos da pandemia e um bom atendimento, tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

Durante a pandemia do coronavírus, as unidades do Sesi ES onde são realizados os atendimentos clínicos ocupacionais foram muito impactadas, visto que os protocolos para o enfrentamento à Covid-19 restringiram esse tipo de atendimento e até forçaram a paralisar vários segmentos. No entanto o desafio foi também um impulsionador para a busca de novas soluções, como uma ampla consultoria para apoiar as empresas na construção de planos de enfrentamento a Covid-19, de tal forma que elas pudessem retomar suas atividades com segurança e dar continuidade à empregabilidade de seus colaboradores. Além disso, o Sesi ES atuou também como braço operacional nas campanhas de vacinação contra a Covid, apoiando na realização de milhares de imunizações em postos estruturados em suas unidades ou nas empresas.

Para 2022, o Sesi ES almeja ampliar sua rede de atendimento ao trabalhador por meio da rede de credenciados, que visa a atingir todos os municípios do estado, além daqueles onde o Sesi já está instalado. Para o Sesi, trabalhador saudável e bem assistido contribui para o desenvolvimento sustentável da empresa e da sociedade, além da sua própria qualidade de vida e de sua família.