Setembro: mês de conscientização para doação de órgãos

Começou o mês de setembro e com ele a campanha de doação de órgãos “Setembro Verde”.  A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), busca a conscientização da população em relação à doação de órgãos e tecidos e a sensibilização das famílias para essa ação.

Atualmente no Espírito Santo, 1.939 pessoas estão inscritas no Cadastro Técnico Único (CTU) aguardando por transplantes, sendo 683 pessoas esperando por transplante de córnea; 1.231, por um rim; 18, por um fígado, e sete por um transplante de coração.

O coordenador da CET-ES, Leonardo Santiago, destaca que, por ser um momento delicado e difícil para toda a família, é importante conscientizar a população sobre a realização do desejo de seu ente querido falecido, autorizando a doação de órgãos.

“Segundo a legislação, quem autoriza a doação de órgãos é a família. E, nesse momento, os familiares estão fragilizados, processando o luto e enfrentando um sentimento de dor. Portanto é muito importante que as pessoas conheçam o processo de doação e transplante e conversem em casa sobre o tema, manifestando a vontade de ser doador ou não em vida, pois grande parte das recusas familiares está relacionada ao desconhecimento desse desejo do doador”, explica o coordenador.

Dados transplantes

No Espírito Santo, de janeiro de 2022 até 31 de julho, foram realizados 229 transplantes (11 de fígado, 44 de rim, 126 de córnea e 48 de medula), enquanto em 2021, no mesmo período, foram realizados 245 (dois de coração, 18 de fígado, 28 de rim, 162 de córnea e 35 de medula).

Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram criados novos protocolos sanitários para triagem do doador e receptor de órgãos e tecidos, bem como critérios para avaliação da realização dos transplantes. Um deles é a exigência do teste de Covid-19 para todos os processos de doação, a fim de garantir um procedimento seguro.

Serviços no estado

No Espírito Santo são realizados os transplantes de coração, fígado, rim, córnea/esclera, medula óssea autólogo e medula óssea aparentado.

Existem no estado sete serviços habilitados para realização desses procedimentos, sendo cinco deles por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e quatro particulares (transplante de córneas). No entanto todo o processo de notificação, captação e doação de órgãos é feito pelo SUS.

  • Hospital Meridional: coração, fígado e rins;
  • Hospital Evangélico de Vila Velha: coração, rim e córnea;
  • Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam): córnea;
  • Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória: córnea;
  • Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo (Cecoes): córnea (procedimento por convênio ou particular);
  • Instituto de Olhos do Espírito Santo (IOES): córnea (procedimento por convênio ou particular);
  • Instituto Oftalmológico Santa Luzia: córnea (procedimento por convênio ou particular);
  • Hospital Mata da Praia: córnea (procedimento por convênio ou particular);
  • Hospital Santa Rita: transplante de medula autólogo e halogênico aparentado;

Já os bancos de olhos, que realizam a captação de córneas, estão localizados no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), que realiza a captação de córneas em Vitória, e no Hospital Evangélico de Vila Velha, que faz a captação de córneas nos demais municípios do Espírito Santo.