O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) realizará um mutirão de cirurgias, no próximo sábado (05), para pacientes agendados conforme a fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão 33 procedimentos em especialidades variadas, com atendimento a partir das 10h.
O mutirão é promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra o Hucam. Nesta edição todos os 45 hospitais universitários administrados pela empresa pública trabalharão de forma coordenada para realizar mais de 1.100 cirurgias, incluindo procedimentos como bariátricas, histerectomias, biópsias de próstata e hernioplastias.
Além disso, estão programadas 1.300 consultas e 7.900 exames, em todo o país, em especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
O mutirão é promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra o Hucam.
A ação está alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, lançado em maio de 2025 pelo governo federal.