Saúde

Acupuntura é aliada da fertilização

Estimulação através das agulhas pode melhorar o fluxo sanguíneo, regular os hormônios e aumentar a taxa de implantação da fertilização in vitro

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay

Uma das ferramentas mais importantes da medicina oriental, a acupuntura tem conquistado na última década grande reconhecimento no Brasil, usada de maneira isolada ou associada aos mais diferentes tratamentos de saúde. É tradicionalmente relacionada a redução do estresse e analgesia, porém seus benefícios podem ir muito além. 

Com os estudos e tratamentos de acupuntura cada vez mais específicos para a fertilidade tem se alcançado diversos outros resultados positivos, como por exemplo, benefícios distintos para cada etapa de um tratamento de Fertilização in Vitro com o objetivo de potencializar os resultados do tratamento como um todo.

Segundo Aniele Hayashi, primeira especialista em Curitiba no tratamento de acupuntura para fertilidade, foram desenvolvidos protocolos, baseados em estudos científicos, para acompanhar as várias fases da Fertilização in Vitro (FIV). “O ideal é que o tratamento com as agulhas seja iniciado antes do início da fertilização in vitro, mas os benefícios também são experimentados por pacientes que já iniciaram a FIV. A partir deste momento, a acupuntura segue as etapas do tratamento, em busca de potencializar seus resultados fase a fase”, diz a profissional, que integra o corpo clínico da Embryo – Centro de Reprodução Humana, em Curitiba.

Os benefícios que podem ser obtidos com a acupuntura como tratamento complementar ao tratamento de FIV são:

Preparação prévia para o tratamento de FIV
Esta fase se inicia com medicações com o intuito de preparar os folículos para que cresçam juntos e na mesma proporção na próxima fase. A acupuntura, como coadjuvante, é utilizada para promover o descanso dos ovários.

Estimulação ovariana
O tratamento de FIV começa com uma medicação que é usada para estimular o crescimento e amadurecimento do maior número de folículos simultaneamente. A associação da acupuntura neste momento visa minimizar os efeitos colaterais da medicação e auxiliar na maturação dos óvulos, através da melhora dos fluídos foliculares que os nutrem.

“Em alguns casos, a medicação pode causar um aumento na estimulação ovariana acima do desejado e a acupuntura pode ser usada nos estágios iniciais para ajudar no controle dos sintomas como a dor”, explica a Dra. Aniele.

Retirada dos óvulos
O tratamento de FIV continua com a retirada dos óvulos, momento em que a acupuntura é utilizada para reduzir o desconforto abdominal causado pela punção.

Após a retirada dos óvulos, os mesmos serão fertilizados e acompanhados para que, dentro de 3 ou 5 dias, seja feita a transferência dos melhores. Enquanto isso, a acupuntura é adotada com objetivo de preparar o útero, engrossando o endométrio e aumentando assim sua receptividade e taxas de implantação.

Transferência
Segundo o protocolo desenvolvido por pesquisadores e adotado pela Dra Aniele Hayashi, no dia da transferência são realizadas outras duas sessões, uma antes e outra após a transferência. “Estas sessões buscam relaxamento do cérvix e do útero para que ocorra uma transferência mais tranquila. Com a estimulação dos pontos também conseguimos promover uma redução das cólicas e espasmos uterinos para melhorar as taxas de implantação, diminuição da incidência de aborto espontâneo, além da diminuição da ansiedade e estresse”, conta a especialista.

Após a transferência, a paciente precisa esperar duas semanas para fazer o teste de gravidez. Considerando que engravidar é o sonho de muitas pessoas, as semanas de espera são cercadas de muita ansiedade e nervosismo, momento em que a acupuntura pode ser usada para relaxar e diminuir o estresse, além de aumentar também a taxa de implantação e evitando contrações uterinas, prevenindo o aborto.

Pontos moeda