Saúde

Alerta verão: aumenta o risco de contaminação de conjuntivite durante a estação

Alimentos ricos em ômega 3 e vitaminas A e E, ajudam a fortalecer a saúde ocular e evitam a contaminação da doença

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
A vermelhidão é uma característica da doença, mas pode ser sintoma de algum outro tipo de irritação nos olhos, por isso é importante consultar um oftalmologista. 

Água do mar, piscina, mesas, maçanetas e até lentes de contato, a conjuntivite pode estar em todo lugar. Considerada uma das doenças mais contagiosas do mundo, se propaga com mais facilidade no verão, porque o calor aumenta o tempo de sobrevivência do vírus no meio externo.

Olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada, são alguns sintomas da doença. Mas, Fabiano Cade, oftalmologista do Grupo Meridional, explica que é preciso estar atento porque nem todo olho vermelho é sinal de conjuntivite, por isso é importante procurar um médico. "Só é possível ter certeza do que está causando o olho vermelho em um consultório oftalmologista. O médico através de exames apropriados vai dar um diagnóstico correto e instruir a melhor forma de tratamento".

Foto: TV Vitória
Diagnóstico só é feito por meio do exame nos olhos. 

A doença possui três tipos: alérgica, que é provocada por ácaros e pólen; toxica, que ocorre quando os olhos entram em contato direto com algum produto químico, podendo até mesmo ser produto de limpeza, e a infecciosa, que é o tipo mais comum, podendo ser transmitida por vírus, bactérias ou fungos.

Prevenção

Aglomerações, confraternizações, praias e piscinas durante o verão, favorecem o contato entre as pessoas, aumentando o risco de contaminação. Algumas medidas como não coçar os olhos, não compartilhar toalhas no banheiro, lavar com frequência o rosto e as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar maquiagem e não se automedicar ajudam a prevenir a doença.

Foto: TV Vitória
Oftalmologista do Grupo Meridional, em entrevista para a TV Vitória. 

O tratamento é feito principalmente com o uso de colírios. Em alguns casos a conjuntivite pode durar de três a quatro semanas. "Algumas conjuntivites virais, por exemplo são menos graves e se recuperam mais rápido, de três a cinco dias as pessoas já apresentam melhoras nos sintomas, por outro lado, algumas duram até um mês e durante todo esse período ainda existe a chance de transmissão. Alguns tipos de vírus conseguem viver até 10 dias em determinadas superfícies, como maçanetas e mesas", comentou o oftalmologista do Grupo Meridional.

Alimentos que ajudam na saúde ocular

Alguns alimentos podem ser aliados na hora de tornar os olhos "mais fortes", ajudando também na lubrificação das vistas. Uma dieta com pouco carboidrato, gordura e carne bovina, porém rica em vitaminas A e E- presentes em alimentos como as frutas, verduras e legumes- além da suplementação com ômega 3, presente nas sementes de linhaça, nozes, sardinha e salmão, ajudam a melhorar a saúde ocular.

O Jornal da TV Vitória preparou uma série com três reportagens especiais sobre Doenças de Verão. Abaixo, você confere o segundo episódio que fala sobre a conjuntivite. 


Pontos moeda