Saúde

Como aproveitar o ar condicionado sem prejudicar a saúde

Manutenção precária pode transformar o aparelho em vilão

Foto: Divulgação
Limpeza do ar condicionado permite a utilização segura do aparelho. 

A cada ano, o calor tem sido mais intenso transformando o ar condicionado em um forte aliado na busca por alívio. Mas é importante estar atento porque sem a devida manutenção, este aparelho tão querido pode se tornar um vilão contra a saúde. O cuidado com a limpeza e o uso racional dos ares condicionado, seja no carro, no trabalho ou em casa refresca o ar sem causar riscos à saúde.

O clínico geral, Adriano Munhões, alerta que a falta de manutenção correta nos aparelhos de ar condicionado pode ser prejudicial à saúde, principalmente daquelas pessoas predispostas a terem doenças respiratórias. “O aparelho de ar condicionado sujo pode se tornar ponto de proliferação para ácaros e poeira o que prejudica a saúde das pessoas”. Além de ácaros, o aparelho sujo pode levar outras impurezas para dentro do corpo humano, sem que se perceba.

Quem respira o ar sujo pode ter crises de rinite, sinusite, asma, bronquite e até evoluir para doenças mais graves como pneumonia. O ideal é lavar os filtros a cada 15 dias e utilizar os aparelhos com portas e janelas fechadas e na temperatura adequada para cada ambiente. “Ao menor sinal de problemas, procure um técnico de refrigeração para fazer uma análise e solucioná-lo o mais rápido possível”, recomenda o médico. 

Além da saúde do corpo, não cuidar do aparelho é prejudicial também ao bolso. “O aparelho sujo gasta mais energia porque precisa de mais tempo para refrigerar o ambiente. Ele acaba ficando ligado por mais tempo, consumido mais energia“, alerta o técnico em refrigeração, Aneilton Márcio.

O médico ressalta que não somente uma higienização malfeita do aparelho pode prejudicar a saúde. “O ar-condicionado retira a umidade do ambiente em que está instalado, e isso pode ocasionar uma piora na saúde principalmente no sistema respiratório e alérgico. A solução é manter umidificadores nesses ambientes e consumir muito liquido,” aconselha.

Pontos moeda