Saúde

Segundo pesquisa grávidas não se alimentam corretamente

73% das entrevistadas se preocupam com a alimentação, mas admitem que falham com os cuidados alimentares

Foto: Divulgação
Alimentação de grávidas precisam ser rica em nutrientes, como ferro e a maioria das vitaminas.

A gravidez é uma fase repleta de entusiasmo e boas expectativas, mas também exige uma série de cuidados que vão assegurar a saúde do bebê e das futuras mães. A alimentação adequada, sem dúvida, é um deles. Uma pesquisa recente da Ibope Conecta revelou que a alimentação é a principal preocupação das gestantes (73%), mas boa parte delas admite não comer tão bem quanto gostaria, devido correria do dia a dia.

O estudo, chamado “Como vai a alimentação das gestantes brasileiras?” revela, portanto, que a nutrição equilibrada é um dos principais desafio das mães modernas. A nutricionista Jenniffer Vorpagel, da Clínica Trattare, explicou que gestantes e lactantes (mães que estão amamentando), têm necessidades nutricionais aumentadas.

“A alimentação dessas mulheres precisam ser ainda mais rica em nutrientes, como ferro e a maioria das vitaminas. É muito importante consultar um profissional, que irá revisar a e prescrever uma alimentação balanceada para essa mãe, de acordo com suas características individuais. Ácido fólico também é bastante indicado”, afirmou.

Em casos de mulheres que trabalham fora, a nutricionista recomenda levar para o trabalho alguns alimentos saudáveis, como salada de frutas, suco natural, e fazer as refeições do dia nos horários corretos. Jenniffer Vorpagel reforçou que as mães precisam adotar uma dieta rica em frutas e verduras, de preferência de origem orgânica. E evitarem alimentos muito doces e gordurosos, como frituras e industrializados.

Se a gestante tiver diabetes, sobrepeso, baixo peso, hipertensão ou outro problema de saúde, é indispensável acompanhamento com médico e nutricionista para que a alimentação seja adaptada à sua necessidade.

Alimentação na gravidez

O que comer: cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, peixe e carne magra, como peru e frango, dando preferência a preparações culinárias com pouca gordura, como cozidos e grelhados.

O que evitar: bebidas alcóolicas (consumo pode provocar problemas à saúde do bebê), adoçantes artificiais, bebidas estimulantes, como refrigerantes de coca, chá preto, café (no máximo uma xícara por dia com autorização do médico).

Pontos moeda