Saúde

Meningite é fatal em 50% dos casos, não acomete apenas crianças e pode resultar em dano cerebral

Ministério da Saúde faz alerta para que as pessoas se vacinem contra a doença

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Febre, irritabilidade, dor de cabeça e perda de apetite são sintomas da doença. 

Durante o período de férias é importante atualizar a caderneta de vacinação. Principalmente porque nesta época, as viagens acontecem com mais frequência, aumentando o risco de contaminação de doenças de diferentes territórios. Nesse período, é muito comum frequentar lugares com muitas pessoas, o que pode aumentar a disseminação de doenças infecciosas.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é uma das melhores formas de proteção contra diversas doenças sérias, como a meningite meningocócica.

Essa doença é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo deixar sequelas e até mesmo levar a óbito. Estima-se a ocorrência de pelo menos 1.2 milhões de casos da doença por ano no mundo, com cerca de 135 mil óbitos.

Como se proteger 

Por que as pessoas devem se vacinar antes das férias?
Certas atividades realizadas durante as férias, como viajar, participar de eventos e ir a locais com muita gente, podem aumentar a disseminação de doenças infecciosas. Por isso, é importante reservar um tempo durante a preparação das férias para colocar em dia o cartão de vacinação.

O que é a meningite meningocócica?
Trata-se de uma infecção bacteriana das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo causar sequelas e até mesmo levar a óbito. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis que possui 12 tipos identificados, sendo que cinco deles são os mais comuns (A, B, C, W e Y).

Como a meningite meningocócica é transmitida?
O meningococo, bactéria que causa a meningite meningocócica, pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio do contato direto com gotículas respiratórias através de tosse, espirro e beijo, por exemplo.

Importante ressaltar que a meningite meningocócica não é uma doença só de criança. Cerca de 10% dos adolescentes e adultos são portadores da bactéria e podem transmiti-la mesmo sem adoecer – chamados de portadores assintomáticos.

Quais são os principais sinais e sintomas?
Os sinais e sintomas iniciais da meningite meningocócica- incluindo febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito- podem ser confundidos com outras doenças infecciosas.

Os perigos

Na sequência, o paciente pode apresentar pequenas manchas violáceas (arroxeadas) na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz;

Se não for rapidamente tratado, o quadro pode evoluir para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos e risco de óbito; 

Quais são as possíveis complicações da meningite meningocócica?
Mesmo quando a doença é diagnosticada precocemente e o tratamento adequado é iniciado, 8% a 15% dos pacientes vão a óbito, geralmente dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas.

Se não for tratada, a meningite meningocócica é fatal em 50% dos casos e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou incapacidade em 10% a 20% dos sobreviventes.

Como se prevenir contra a doença?

A vacinação é uma das melhores formas de prevenção contra a doença. Outras formas para a prevenção incluem evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Atualmente, existem vacinas para a prevenção dos 5 sorogrupos mais comuns no Brasil, a vacina contra a meningite meningocócica causada pelo tipo B e a vacina contra os tipos A, C, W e Y. A vacina para a prevenção do meningococo B está indicada a partir dos 2 meses de idade até os 50 anos, somente disponível na rede privada.

A vacina para a prevenção da doença meningocócica causada pelos tipos A, C, W e Y é recomendada na rede privada a partir dos 3 meses de idade. Nos postos de saúde, a vacina contra a doença causada pelo meningococo C é gratuita para crianças menores de 5 anos de idade e adolescentes de 11 a 14 anos

Pontos moeda