Saúde

Acne afeta 16 milhões de brasileiras; hábitos podem piorar o quadro

Casos são mais comuns entre as mulheres, principalmente por conta de alterações hormonais

Foto: Divulgação

Apesar de ser característica da adolescência, a acne tem afetado cada vez mais mulheres na vida adulta. Estima-se que 16 milhões de brasileiras sofram com o problema.

A dermatologista Patrícia Friço explica que os casos são mais comuns entre as mulheres, principalmente por conta de alterações hormonais, uso de contraceptivos e gravidez. “Na vida adulta, os efeitos são ainda piores. Após 25 anos, a acne passa a surgir principalmente no queixo e no pescoço, enquanto na adolescência ela é mais frequente na testa, nas bochechas e no nariz”, explicou.

Entre os motivos para um aumento no volume dos casos nos últimos anos são os hábitos da vida moderna. "O consumo de açúcar, a obesidade, o estresse, a poluição e a exposição excessiva ao sol pioram o quadro", revelou.

Apesar de não ter cura, a acne na vida adulta pode ser controlada com alguns hábitos. "A dica é que essa paciente mantenha um acompanhamento dermatológico, que poderá avaliar as lesões e alterar o tratamento com o passar dos anos. Entre os hábitos diários importantes estão lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes apropriados, aplicar protetor solar e utilizar maquiagens indicadas para pele oleosa. É importante abandonar o hábito de ficar mexendo no rosto, espremendo as espinhas”, completou.

Pontos moeda