Saúde

Alimentos podem contribuir com a vida sexual; veja a lista!

Dieta focada em alimentos específicos é capaz de restaurar o desejo sexual masculino e feminino

Foto: Divulgação / Pexel

Além de saciar a fome e fornecer nutrientes, alguns alimentos podem ajudar quem está com falta de desejo sexual. Frutas vermelhas, castanhas e abacate são opções para quem está sem disposição e até com disfunção erétil. Já alimentos como farinha branca, frituras e bebida alcoólica são considerados vilões para quem quer melhorar o desempenho sexual.

De acordo com a nutricionista funcional e da vida sexual, Letícia Matrak, uma dieta focada em alimentos específicos é capaz de restaurar o desejo sexual masculino e feminino.

Segundo a nutricionista, vários problemas sexuais são causados pela alimentação inadequada. “Muitas pessoas acreditam que estão com algum problema mais sério, mas em muitos casos, basta seguir uma orientação nutricional para isso desaparecer”, disse.

Letícia, que é estudiosa do assunto, salienta que couve, cacau em pó, maçã, melancia, banana, amendoim e romã são alguns dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio de quem deseja melhorar o desempenho sexual.

“Esses alimentos melhoram a circulação sanguínea, que facilita a lubrificação feminina e a ereção. Também aumentam a produção da serotonina, substância do prazer e bem-estar”, explica.

Vilões do sexo

Do mesmo modo que os alimentos podem ser aliados de uma vida sexual mais prazerosa, algumas opções precisam ser evitadas, pois, prejudicam o desempenho na cama.

Farinha branca, alimentos ricos em gordura, industrializados e refrigerante devem ser excluídos da dieta. “Os produtos industrializados são considerados ruins, pois, são ricos em açúcares, que causam indisposição” frisou Letícia.

Constipação intestinal

Até mesmo a prisão de ventre, queixa comum entre muitas mulheres, pode afetar o desempenho sexual. De acordo com Letícia Matrak, a constipação intestinal causa desconforto e dores abdominais e isso acaba afetando a relação a dois.

“A pessoa acaba ficando indisposta para o sexo, sem desejo. Com a melhora do fluxo intestinal por meio de uma alimentação balanceada, os níveis de serotonina aumentam, trazendo de novo a disposição”, explicou.

Alimentos aliados da vida sexual

Cacau em pó: Aumenta a circulação sanguínea. É responsável pela liberação de óxido nítrico, substância que dilata os vasos sanguíneos.

Couve: Rica em magnésio e potássio, que regula a pressão arterial. Também é fonte de fibras, que regula o intestino.

Amendoim: Rico em zinco, melhora a produção e a mobilidade dos espermas

Maçã: É antioxidante, melhora o fluxo sanguíneo

Banana: Rica em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, ajuda a aumentar a libido masculina

Romã: Aumenta a produção de óxido nítrico, que aumenta a libido

Carne: Rica em zinco, ajuda a melhorar o desempenho sexual, mas deve ser magra e com pouca gordura para não prejudicar a ereção

Abacate: Fonte de vitamina B6, potássio e gorduras boas, que equilibram o hormônio do estresse

Açafrão: É anti-inflamatório e antioxidante. Ajuda a controlar o estresse e dá mais energia

Semente de girassol: Contêm óleos que potencializam os níveis de hormônio e a libido.

Pontos moeda