Saúde

ANS revela que o número de atendimentos referentes à saúde mental cresceu mais de 50% em dois anos

Consultas médicas cresceram apenas 0,5%, as psiquiátricas 19,5% e as sessões de psicologia aumentaram 35,6%

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou estudo de 2016 a 2018 e identificou que o número de atendimentos referentes à saúde mental realizados pelos planos de saúde tem crescido muito. As consultas médicas cresceram apenas 0,5%, as psiquiátricas 19,5% e as sessões de psicologia aumentaram 35,6%.

O primeiro mês do ano é quando começamos os compromissos e queremos traçar metas para cumprir todas as promessas de 2020. É nesse momento de muita emoção, reflexão, mudança e expectativa que o Janeiro Branco (mês da saúde mental) convida todos a cuidarem da saúde mental e repensar sobre suas vidas.

Psicólogo e coordenador da Clínica de Psicologia do Grupo América, que faz parte do Sistema Hapvida, Fábio Pereira Alves ressalta a importância das pessoas e instituições trabalharem para garantir a própria saúde mental e emocional, assim como dos que estão no convívio pessoal e profissional. "É preciso que todos pensem e reflitam sobre suas ações, se conheçam, planejem e trabalhem no combate ao adoecimento emocional", destaca Fábio.

"Isso nos leva a crer que as pessoas estão buscando alternativas de prevenção e tratamento, consequentemente a uma ampliação na qualidade de vida dessas famílias. Essas estão sendo afetadas cotidianamente com o aumento de casos de suicídio, ansiedade e depressão", contextualiza Fábio. No Plano América do Sistema Hapvida comprova-se esse dado em que 80% das pessoas que procuram o serviço de psicologia sofrem com os transtornos de depressão e ansiedade.


Pontos moeda