CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Saúde

Médico infectologista alerta para os riscos do contato com água de enchente ou lama

Segundo ele há três doenças que podem trazer riscos nestas situações

Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES

Durante o período de chuvas, aumentam a preocupação com doenças provenientes de água contaminadas. Nas cidades no sul do Espírito Santo, além do grande volume de água, diversas pessoas tiveram contato com lama após as chuvas. 

Aloísio Falqueto, entomologista e infectologista dá orientações às pessoas que tiveram contato com água da enchente ou com lama para diminuir os riscos de contaminação.

Segundo ele há três doenças que podem trazer riscos nestas situações. “São bactérias que penetram por ferimentos e a contaminação direta, lidando com a lama ou terra já contaminadas ou perfurações, que acarretam risco de tétano”, explicou.

Segundo Falqueto, é importante que todos que estão trabalhando nos locais de enchentes estejam com a vacina antitetânica em dia. Outra orientação, é evitar o contato com a lama ou água da enchente, especialmente se a pessoa há pequenos ferimentos na pele.

Falqueto explica que nesses casos o risco de contaminação por leptospirose é alto por se tratar de um local onde ratos também habitam. A recomendação é que se use botas de borracha e luvas.

Com informações da TV Vitória/ RecordTV!

Pontos moeda