Saúde

Vai à praia? Veja como proteger os cabelos antes, durante e depois do passeio

Especialista dá dicas para manter o cabelo bonito e saudável no verão

Foto: Divulgação

Sol, calor e altas temperaturas! O verão chegou com tudo e muita gente tem aproveitado o tempo livre na praia ou nas piscinas para se refrescar. O problema é que, muitas vezes, os cabelos ficam esquecidos nesse momento. Cloro, vento, sol e mar podem deixar as madeixas danificadas e secas. 

A especialista em beleza Penha Arraz dá algumas dicas para aproveitar o a estação sem estragar os fios. 

Água antes do mergulho

“Muita gente ignora ou não sabe dessa informação, mas a água mineral ajuda a proteger os fios da ação do cloro e sal! A dica é encharcar o cabelo com muita água mineral antes de entrar no mar ou em piscinas, assim o cabelo vai absorver a água mineral e não a água do mar ou piscina, evitando o ressecamento”

Óleo vegetal nos fios

“Antes de ir à praia ou piscina é importante proteger os fios, pois faz toda a diferença. Aconselho espalhar algumas gotas de óleo de coco, argan ou de sua preferência nos fios, pois ele acaba funcionando como uma blindagem, além de evitar o ressecamento. Mas, não exagere na quantidade! Se preferir pode usar um creme de pentear com proteção solar. Esses cuidados podem preservar a integridade do cabelo por mais tempo em contato com a água salgada ou cloro. É interessante, também, reaplicar esses produtos ao longo do dia”. 

Para as loiras

“Quem tem cabelos tingidos ou mais claros podem sofrer ainda mais com os efeitos do verão em seus cabelos. Algumas loiras até evitam piscinas, por exemplo, com medo de que o cabelo ganhe um tom esverdeado ou que a cor desbote. Nesse caso é interessante que esse cabelo esteja sempre hidratado e sempre enxaguar o excesso de cloro com água doce a cada banho. Produtos com proteção solar também são indicados, além disso, para que a cor não desbote no sol é legal proteger o cabelo com chapéus ou lenços”.

Para as crespas e cacheadas

“O cabelo crespo e cacheado é naturalmente mais ressecado, então a dica é nutri-los! A nutrição devolve o brilho aos fios. Aconselho usar uma máscara e para deixar ela mais poderosa, adicionar de três a quatros gotas de óleo de argan no produto para potencializar o efeito do tratamento. No mais, os produtos com filtro UV são de extrema importância para esse tipo de fio”.

Evite pentear os fios molhados!

“É muito comum mulheres levarem pentes para a praia ou piscina para pentearem o cabelo após cada mergulho. Porém, cabelos úmidos são mais frágeis e quebram com facilidade. Em vez de usar ou pente ou escova, arrume os fios com a ajuda dos dedos”.

Coque alto

“Para quem não quer arriscar molhar os cabelos e de quebra protege-los, além de usar a produtos com fator de proteção, a dica é prender o cabelo seco em um coque alto. Assim evita o contato com a água e protege boa parte dos fios dos raios solares”.

Ao chegar em casa, hidratação!

“Quando chegar em casa o ideal é fazer uma hidratação, devido ao fatores externos que o fio foi exposto. Lave os cabelos com shampoo e use uma máscara potente. Esse passo é importante pois depois de um dia na praia ou na piscina o cabelo perde nutrientes e fica muito desidratado, então é preciso repor o que foi perdido para reparar essas agressões sofridas no fio”.

Pontos moeda