Saúde

Veja quais são as cirurgias plásticas mais procuradas antes do carnaval

Basta se aproximar o carnaval para se ter um aumento de até 30% na procura por cirurgias plásticas

Foto: Divulgação / Pexel

Prótese de mamas e lipoaspiração são as mais buscadas. O desejo de exibir um corpo bonito na estação carnavalesca é o grande responsável pela alta da procura de procedimentos estéticos em até 1 semana antes da grande folia. Há poucos anos, o movimento era anormal, devido ao resguardo exigido em pleno período de férias e ao afastamento do sol, para evitar inchaços, manchas e auxiliar a cicatrização.

Segundo o cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira, membro especialista em cirurgia plástica pela sociedade Brasileira de cirurgia plástica, as novas tecnologias vêm facilitando o avanço dos métodos cirúrgicos e de anestesia, deixando as cirurgias mais tranquilas.

Conheça os procedimentos mais procurados e o pós operatório:

LIPOASPIRAÇÃO

Atualmente a lipoaspiração é umas das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. Através de uma cânula o cirurgião plástico consegue tratar de maneira eficiente o excesso de gordura nas regiões do abdômen, dorso, culotes, parte interna das coxas, braços e papada, conferindo um contorno corporal mais harmonioso. No ato operatório é utilizado a técnica de infiltração de medicações no tecido subcutâneo para minimizar as dores e o sangramento, técnica essa muito difundida como hidrolipo.

No pós operatório, em média com 1-2 semanas o paciente consegue voltar a sua rotina e por volta de 3 meses obtêm-se o resultado próximo do definitivo.

PRÓTESE DE SILICONE

A cirurgia de próteses mamárias, também conhecida como mamoplastia de aumento, é uma das mais realizadas no Brasil atualmente. A inclusão de implante mamário é feita por uma incisão que pode ser no embaixo da mama, aureola ou axila, inserido abaixo da glândula ou do músculo.

No pós operatório é importante evitar deitar de bruços e movimentação excessiva dos braços. É necessário usar um sutiã compressivo por dois meses e pode-se voltar as atividades habituais em torno de duas semanas. A atividade física de membros superiores deve ser evitada por dois meses.

Procedimentos minimamente invasivos

HARMONIZAÇÃO FACIAL

A harmonização facial refere-se à realização de um conjunto de procedimentos estéticos com o propósito de melhorar a harmonia e a beleza da face. O que ocorre é que, mesmo efetuando tratamentos estéticos, muitas pessoas ainda não se encontram plenamente satisfeitas com a harmonia da face. É para reverter esse quadro que surgiu a técnica de harmonização facial.

Para que o objetivo de proporcionar harmonia à face seja alcançado, podem ser necessários diferentes procedimentos estéticos envolvendo lábios, testa, supercílios, mandíbula, queixo, olheiras e região malar. Portanto, a harmonização facial é indicada para pacientes que estão descontentes com o conjunto estético da face.

A técnica também pode ser realizada por pessoas que, mesmo sem procedimentos anteriores, acreditam que a face não tem harmonia entre as diferentes estruturas, como lábios, nariz, etc.

A recuperação é simples e consiste em proteger a pele da exposição solar e não fazer massagens faciais para não atrapalhar a aplicação das substâncias preenchedoras.

BOTOX

A aplicação do Botox é feita com agulhas finas na área corrigida. “É mais procurada para eliminar ou aliviar as rugas em torno dos olhos, os pés de galinha e as rugas entre as sobrancelhas”, explica o Dr Juliano Souto Ferreira, de São Paulo.

Normalmente são feitas três aplicações entre as sobrancelhas e três na parte externa da cada olho (no local correspondente aos pés de galinha). Não há necessidade e anestesia.

A recuperação é rápida. Depois da aplicação, o ideal é que a pessoa fique sem deitar nem tocar o rosto, no mínimo por quatro horas.

PREENCHIMENTO LABIAL

Cada vez mais popular, o preenchimento labial corrige assimetrias, propicia contornos mais definidos. Mas muita gente a busca mesmo para aumentar os lábios, deixando-os mais volumosos.

O preenchimento labial é feito em clínica ou consultório e não demora muito tempo para ser efetuado, em média 30 minutos. Os resultados com ácido hialurônico duram em média um ano, segundo o médico.

Lábios são uma região muito vascularizada por isso, existe a possibilidade de surgirem edemas no dia posterior ao procedimento, visto que se retém líquido durante o sono. Nesse caso, é indicado realizar compressa de gelo. O incômodo deve desaparecer em 48 horas ou até uma semana depois.

"Após qualquer cirurgia plástica, é necessário se submeter a alguns cuidados especiais. O pré e o pós-operatório são cruciais para uma boa recuperação. As exigências irão depender de cada médico e de cada procedimento, por isso não economizem no diálogo médico-paciente e não fiquem com dúvidas." Conclui o cirurgião Juliano Souto Ferreira.

Pontos moeda