Saúde

Gripe: variante Darwin já circula no ES, afirma secretário de Saúde

A informação foi passada pelo secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, em coletiva na tarde desta segunda-feira (17)

Foto: Sesa/Divulgação

A nova variante de gripe, chamada Darwin, — uma das linhagens do vírus H3N2 — já circula no Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva na tarde desta segunda-feira (17). 

"Nós vivemos ainda um cenário da nova curva em concomitância com epidemia de influenza, que ainda não acabou. A Fiocruz confirmou a circulação da variante Darwin no Espírito Santo, o que já era um cenário previsto e adotado como fato ao longo das análises de cenários. Isso redobra a necessidade de alerta e cuidados em toda população", disse o secretário.

Leia também: O que se sabe sobre o vírus influenza H3N2 que circula no Brasil

Segundo Nésio, o Espírito Santo ainda vive um momento de aceleração rápida da curva de casos. Sete municípios  registram mais de 10 casos por mil habitantes: Vitória, Ponto Belo, Linhares, Rio Bananal, Mucurici, São Gabriel da Palha e Guarapari.

"Vivemos um momento de aceleração rápida da curva de casos. Sete municípios alcançam uma taxa de incidência superior a dois dígitos em números de casos por mil habitantes. Nos demais, um percentual importante deles já se encontra em franca fase de aceleração. Desta forma, nós reconhecemos que ainda existe uma possibilidade de comportamento do crescimento da curva de casos muito superior ao observado até o momento", disse o secretário.

Quarta onda e ponto máximo da expansão da curva de casos

Nésio destacou também que o Estado tem adotado medidas de resposta desde o reconhecimento da quarta onda de casos da covid-19, impulsionada pela circulação comunitária da variante Ômicron. 

"As medidas de resposta que estão sendo adotadas com os municípios visam reduzir o impacto da circulação do vírus, do contágio das pessoas, romper a cadeia de transmissão e permitir que o Estado e o sistema de saúde não entrem em situação crítica, que possa impedir a garantia do acesso ao serviço de saúde", disse ele. 

Ao longo das próximas semanas, segundo o secretário, o Espírito Santo pode viver o ponto máximo da expansão da curva de casos de covid-19. 

Esperamos que ao longo do mês de fevereiro passamos a viver uma fase de recuperação dessa expansão. No entanto, a repercussão em internações e óbitos, que será alcançada com essa expansão, não deve alcançar as mesmas proporções que alcançaram as curvas anteriores", explicou Nésio. 

Novo recorde de casos no Painel Covid-19

Durante a coletiva, o secretário afirmou ainda que o Painel Covid-19 deve ter um novo recorde de casos nesta segunda-feira. 

"Nós devemos ter um novo recorde de casos no Painel Covid-19 no dia de hoje. Na atualização parcial, já tínhamos mais de 7 mil casos confirmados notificados e é necessário aguardar o final do dia para ter o total de casos. Entendemos que esse número deve representar, de fato, o comportamento esperado neste momento da fase de aceleração da curva de casos", disse o secretário. 

Casos de covid-19 entre profissionais da Saúde do ES

"Estamos vivendo, nos serviços municipais, situações em que 60% dos trabalhadores da mesma unidade de saúde estão infectados pela covid-19, com dificuldade de preenchimento imediato do impacto dessa ausência por conta de uma rapidez na transmissão do vírus. O impacto também atinge os serviços hospitalares do Estado, mas até o momento, temos logrado cobrir as faltas com plantões extras, com extensões das atividades dos trabalhadores, de modo que o serviço não está comprometido", afirmou Nésio. 

Uso de máscaras deve continuar

"Percebemos que parte da população abandonou o uso das máscaras em espaços públicos, em atividades com diversas pessoas. É preciso reconhecer que essa variante é muito mais transmissível, inclusive em ambientes com aglomerações, mesmo que aconteçam em espaços abertos."

Leia também:

>> Seis pessoas que morreram de gripe no ES são da Grande Vitória



 

Pontos moeda