Saúde

Acordou assustado durante a noite? Entenda o que são os pesadelos e como eles acontecem

Diferente do que parece, os pesadelos podem ser bons, segundo psicólogos

Foto: Divulgação

Pelo menos alguma vez na vida você já acordou com o coração pulando no peito, assustado e rangendo os dentes de nervoso, não é mesmo?

Segundo a Associação Americana do Sono, de 90% das pessoas têm pesadelos em algum momento. Mas por que eles nos deixam com tanto medo e o que significam?

Na verdade, diferente do que parece, os pesadelos podem ser bons, segundo psicólogos. Uma teoria afirma que eles ajudam o cérebro a processar experiências intensas.

Se nos sentimos sobrecarregados, o cérebro pode criar situações que vão de encontro a isso. Se uma pessoa está atolada no trabalho, pode sonhar que foi pego por um tsunami, por exemplo.

Especialistas dizem que pesadelos ajudam a lidar com acontecimentos ruins na vida. Durante o dia, estes eventos são relacionados a respostas emocionais - nem sempre da melhor forma.

Por exemplo: podem-se adquirir medo de algo que não é de fato uma ameaça. Os sonhos permitem minimizar estas conexões inúteis ao misturar coisas assustadoras com coisas que não são amedrontadoras - e, com o tempo, passamos a ter menos medo. Então, os pesadelos podem ter um lado positivo no fim das contas!

Com informações do Portal R7. 

Pontos moeda