Saúde

Ananás: fruta tropical que auxilia no emagrecimento, na estética e previne doenças

"Cítrica, refrescante, saborosa e extremamente benéfica para a saúde", diz especialista sobre o alimento

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
A fruta também pode ser consumida em forma de chá e tem potencial diurético. Feito com canela inibe a vontade de comer doces. 

Você já ouviu falar em ananás? Uma fruta tropical, cítrica, refrescante, considerada muito saborosa por nutricionistas e fonte de vários benefícios para a saúde. Talvez, não reconheça a fruta quando chamada de ananás, mas com certeza a reconhece como abacaxi! E é dele que estamos falando. Ananás é um segundo nome utilizado para se referir a fruta, que promete ser uma grande aliada de quem quer perder peso.

Também recomendado para dias de calor intenso, por ser rico em água, o abacaxi auxilia no emagrecimento, pois também é rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade, o abacaxi também e pouco calórico, quando consumido com moderação, conforme explica a nutricionista, Karina Gouvea.

Foto: Comunicativa
Karina Gouvea, nutricionista. 

A especialista comenta que a fruta possui alto valor nutricional. "Em 100g conseguimos carboidratos, proteínas, fibras, e vários minerais essenciais para a saúde do nosso corpo. Acho muito interessante o poder que o abacaxi tem para amenizar e até eliminar a compulsão por doce. Costumo recomendar para meus pacientes duas fatias de abacaxi com canela em pó para saciar a vontade por doces e resolve bem essa questão”. 

Previne doenças

Outra grande vantagem é que a fruta previne gripe, tosse e resfriado por conter boa quantidade de vitamina C. “Também contém a bromelina, que é uma enzima responsável por facilitar a expectoração. Ela ajuda a dissolver o muco e catarro dos pulmões. Ótimo para pessoas que tem tosse, sinusite, todas essas doenças que resultam no acúmulo de secreção”, explicou a nutricionista.

Estética

O abacaxi também é um forte aliado da pele unha e cabelo. “Suaviza a pele, combate a acne e tem muito antioxidante. Esses benefícios também são resultado da enzima bromelina”, comentou Karina. 

Quem pode consumir? 

O abacaxi é uma fruta que não possui muitas restrições alimentares. Pode ser consumido na gravidez, por crianças, adolescentes, adultos e idosos. Há ressalvas somente para quem tem problemas no estômago, como as úlceras, pessoas que tem gota ou que fazem uso de anticoagulantes. “Para essas pessoas, é importante consultar o médico, ele é quem vi liberar ou não o consumo da fruta, bem como a quantidade, caso seja liberada”, alertou a nutricionista. 

Finalizando, Karina ainda disse que a fruta ajuda a combater a prisão de ventre e os inchaços, promovidos pela retenção líquida. 

Pontos moeda