Saúde

Bruno Gagliasso faz cirurgia para retirar cálculo renal e médico explica como a doença acomete brasileiros

Baixa ingestão de líquido, infecção urinária e alterações no sangue são responsáveis pelo surgimento de pedras nos rins

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Ator foi internado na terça-feira (26), após sentir fortes dores renais. 

O ator Bruno Gagliasso foi internado na última terça-feira (26), para uma cirurgia de retirada de cálculo renal. O galã sofreu uma crise renal e foi levado ao Hospital Vitória, que fica na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo o hospital, o quadro de Gagliasso é estável.

O que é a pedra no rim?

Segundo o médico nefrologista Dr. José Aluísio Vieira, os cálculos renais são popularmente chamados de pedra no rim. Ou seja, são formações sólidas de sais minerais e uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico.

Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando muita dor e complicações.O médico explica que os cálculos podem atingir os mais variados tamanhos, indo de pequenos grãos, até ocupar toda parte interna do rim (pelvis e cálices). “Eles se formam tanto nos rins quanto na bexiga. O cálculo renal é também chamado de litíase urinária ou urolitíase”, acrescenta.

Foto: Divulgação
Os cálculos renais são sólidos e se parecem com pedras. 

Sintomas 

“Cálculos podem ser assintomáticos e até passar despercebidos. Mas também podem provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à região inguinal”, explica.

“É uma dor que se manifesta em cólicas. Isto é, com um pico de dor intensa seguida de certo alívio”. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar, detalha o Dr. José Aluísio.

Deve-se observar também se a cor da urina está alterada e se há muita vontade e desconforto ao urinar. Além das evidências clínicas (dor intensa e sinais de sangue na urina), cálculos renais podem ser diagnosticados por Raio X de abdômen, ultra-som, tomografia computadorizada ou pela urografia excretora, (um exame mais específico das vias urinárias) recomenda o especialista.

Causas

Estudos apontam que beber pouco líquido é uma das principais causas da ocorrência de cálculo renal, que é comum em brasileiros. Mas várias outras razões podem levar à formação de pedra no rim, como infecções urinárias, grande quantidade de fosfatos, cálcio, oxalato, cistina ou falta de citrato. Também é levada em conta a herança genética ou alterações anatômicas no sistema urinário.

Vale ressaltar que a urina contém, naturalmente, elementos que podem se juntar e formar uma pedra, como o cálcio e o ácido úrico, que são substâncias produzidas diariamente pelo organismo e eliminadas naturalmente pela urina.

Recomendações 

O médico dá dicas para prevenção: “beba água regularmente, de dois a três litros por dia. Essa é a medida mais importante para prevenir cálculos renais. Utilize um filtro de papel quando houver a possibilidade de eliminar um cálculo. A análise de sua composição pode orientar o médico na escolha do tratamento mais adequado”. Ele alerta que o uso de medicamentos contra dor deve ser prescrito pelo médico. Alguns medicamentos são desaconselháveis para pessoas com problemas estomacais ou para gestantes.

O nefrologista também recomenda controle da ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio, se os cálculos forem formados por excesso de ácido úrico ou cálcio. “Não se automedique nem faça o próprio diagnóstico. Procure atendimento médico, especialmente se tiver dores intensas nas costas ou no abdômen e sinais de sangue na urina”, enfatiza.            

*Com informações da Pró-Rim   

Pontos moeda