Saúde

Dependentes químicos recebem tratamento gratuito no ES

20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate as Drogas e ao Alcoolismo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Pessoas que sofrem do problema podem procurar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo a residência e solicitar atendimento.

Só quem conhece um dependente químico sabe os transtornos que isso acarreta para a própria pessoa, a família, os amigos e todos aqueles que estão próximos a ele. Há quem perca o emprego e até mesmo a vida por conta das drogas. Pensando em alertar e conscientizar a população sobre a importância de estar informado a respeito do problema, o dia 20 de fevereiro é a data nacional de combate às drogas e ao alcoolismo.

A psicóloga Camila Almeida, comenta que o alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde, e é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Pesquisas atuais revelam que cerca de 15% da população consome álcool diariamente. 

Além de estar diretamente associado a diversas doenças graves como infarto, hepatite alcoólica e cirrose, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode causar problemas de fertilidade, tanto em homens quanto em mulheres.

Ainda segundo a psicóloga, é importante frisar que não existe consumo de álcool isento de riscos, sendo que o foco deve ser o diagnóstico precoce. "O etilista é considerado aquele em que se identifica prejuízo social e pessoal em consequência do abuso da bebida, além de sinais de abstinência e dependência. No entanto, é importante, também, tratar daqueles que possuem características de risco, ou seja, as pessoas que apresentam tendências a se tornarem dependentes", completa Camila.

Serviço

Pessoas que sofrem do problema podem procurar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo a residência e solicitar atendimento. Os tratamentos são realizados por uma equipe multidisciplinar formada por médicos (psiquiatra e clínico), psicólogo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, assistente social, educador físico e atividades recreativas de artesanato.

Para ser atendido no Caps é preciso levar documento de identificação, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Pontos moeda