Saúde

Dias quentes podem causar insolação! Conheça os sintomas e como prevenir

O problema ocorre quando o corpo ultrapassa a temperatura de 40ºC

Foto: Divulgação
Insolação faz com que a pessoa perca água, sais minerais e nutrientes. 

A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.

O quadro de insolação merece especial atenção porque com o aumento rápido da temperatura corporal, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo.

É importante lembrar que a condição da insolação está bastante associada ao clima quente e seco, mas também pode ocorrer em ambientes úmidos.

O que causa a insolação?

A insolação é causada basicamente por situações de exposição prolongada ao sol e ao calor. Normalmente acontece em ambientes muito quentes ou em situações que provoquem aumento rápido da temperatura corporal, como, por exemplo:

- Passar muito tempo exposto ao sol sem protetor solar (na praia, no clube, na piscina etc);

- Praticar atividades extenuantes, ou seja, que causam esgotamento, enfraquecimento físico;

- Usar excesso de roupas, especialmente no calor;

- Ficar sem se hidratar por muito tempo.

Quais são os sintomas da insolação?

A insolação causa sintomas que vão aparecendo aos poucos. Os primeiros sinais são:

- dores de cabeça;

- tontura;

- náusea;

- pele quente e seca;

- pulso rápido;

- temperatura elevada;

- distúrbios visuais;

- confusão mental.

Como prevenir a insolação?

É possível prevenir a insolação adotando medidas bem simples. São posturas de auto cuidado e bom senso, como evitar permanecer sob o sol entre as 10 e as 16 horas. Além de insolação, a grande exposição ao sol, com frequência, pode provocar, também, câncer de pele.

Dicas: Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo. Use protetor solar com FPS 30 ou mais e evite queimaduras na pele.

- Beba muitos líquidos, para evitar a desidratação. Prefira água, água de coco e sucos de frutas naturais. Tenha muito cuidado com as bebidas alcoólicas, que em excesso causam desidratação.

- Ao se exercitar no verão, beba muitos líquidos duas horas antes da atividade, durante e depois.

- Cuidado com os momentos mais quentes do dia (das 11h às 15h), bebendo bastante água e tentando permanecer na sombra.

- Evite ficar muito tempo no carro em dias de muito sol, já que o risco nestas situações é maior.

- Consuma alimentos leves, como frutas e verduras.

O coordenador substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, dá algumas dicas para evitar o problema.  “Evitar essa insolação principalmente no período em que o sol está mais forte. Refrescar o corpo no chuveiro se estiver disponível, no mar, no rio, onde estiver. Quanto mais tempo no sol, mais hidratação vai ser necessária, independente da idade. E tem uma atenção especial para idosos e crianças, que são muito mais suscetíveis a essa questão da própria desidratação. Um ponto essencial é o de que o melhor líquido para hidratação é a água. Melhor do que refrigerante, melhor do que cerveja, melhor do que o próprio suco. Aliás, quando se pensa em refrigerante evitar, na perspectiva do guia, evitar também a própria cerveja e outras bebidas alcoólicas porque elas naturalmente desidratam ao invés de hidratar”. 

Pontos moeda