Saúde

Maquiagem no Carnaval: cuidados para não irritar a pele

Dermatologista recomenda escolher produtos que tenham selo de aprovação da Anvisa

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Quem vai para blocos durante o dia, não pode esquecer de passar protetor solar antes da maquiagem. 

Com a proximidade do Carnaval muitos foliões já começam a escolher a make. Para brilhar na avenida, eles usam e abusam do glitter, tintas, adesivos, entre outros itens. Portanto, alguns cuidados são necessários para não provocar uma reação alérgica na pele. 

Para evitar alergias e outros problemas, a dermatologista Christina Drummond dá algumas dicas. O primeiro cuidado, segundo a médica, deve ser a escolha dos produtos. O recomendado é optar por tintas e adesivos que são específicos para a face e que sejam certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No caso do glitter, deve-se dar preferência aos específicos de maquiagem, que são feitos de plástico não-tóxico. Na hora aplicar e remover o glitter na área dos olhos a atenção deve ser redobrada para não machucar a pálpebra ou provocar algum tipo de dermatite. Para retirá-lo de forma segura Christina Drummond indica produtos com base oleosa, como o demaquilante bifásico.

Quanto as crianças, o recomendado é usar apenas maquiagem infantil para os bailes de Carnaval. Cosméticos de adultos podem provocar nas crianças dermatite de contato e, consequentemente, alergia por conterem substâncias químicas para maior fixação.

Para quem vai curtir a folia durante o dia a médica alerta para a necessidade do uso do protetor solar antes da maquiagem. Vale investir ainda em hidratantes de boca e batons com fator de proteção, a fim de evitar ressecamento e rachaduras nos lábios. Com a proximidade do Carnaval muitos foliões já começam a escolher a make. Para brilhar na avenida, eles usam e abusam do glitter, tintas e adesivos, entre outros itens.


Pontos moeda