Saúde

Palhaços vão às ruas incentivar a doação de sangue antes do Carnaval

Grupo faz parte da ONG Sorrisalhaços-ES e vai às ruas dar vida a Campanha Palhaço Sangue Bom

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Sorrisalhaços ES
Hemocentros tem baixa de estoque durante o período do carnaval. 

A ação em parceria com o Hemoes acontecerá no próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 9h, na Pracinha de Maruípe. O objetivo é incentivar a população a doar sangue e se tornar um doador permanente, além de manter o estoque de sangue abastecido para a semana do Carnaval.

Segundo o presidente da ONG e idealizador da ação, Aucleir Amorim- conhecido também como Dr. Keké- nesta época de Carnaval, a exemplo do período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%.

E um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas carnavalescas que acontecem nos próximos dias em todo o país. No entanto, é nesse mesmo período que aumenta o número de acidentes e necessidade de sangue para os pacientes nos hospitais.

A meta do grupo é conseguir pelo menos 30 doadores durante a ação, lembrando que cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. O grupo convida a todos a chamar amigos, familiares, vizinhos a ir até o Hemoes e realizar a doação. Para quem por algum motivo não pode doar agora, um novo mutirão deve acontecer daqui dois meses com os palhaços voluntários da Campanha Palhaço Sangue Bom.

Mas, a ONG lembra que o Hemoes está sempre de portas abertas, inclusive aos sábado, das 7h às 19h.

Saiba quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Pontos moeda